O objetivo principal dessa aula é finalizar a Unidade 2 em que discutimos Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização. Para isso iremos realizar uma reflexão e síntese da referida temática:
TAREFA PARA ENTREGAR
REFLEXÃO E SÍNTESE DA UNIDADE 2
a- Destaque:
a- Destaque:
* Algo que fazia parte de meu Planejamento e de minha Rotina e continuará fazendo.
* Algo que é novidade.
* Algo que considero importante e incorporarei ao meu Planejamento e Rotina
b- A partir desta reflexão como posso repensar e refazer minha Rotina
Se existe duas ações que considero importantes, tanto para a nossa vida profissional quanto para a pessoal, e que irão continuar fazendo parte da minha prática pedagógica, são: planejar e organizar. É planejando que fazemos escolhas coerentes, que delimitamos nossos objetivos e que sabemos onde queremos chegar. Evidentemente que um planejamento sem organização, não se sustenta. É preciso uma certa dose de organização para colocarmos em prática as nossas ideias. Eis que para isso surge a rotina de sala de aula, via de regra elaborada semanalmente, para assegurar que alguns procedimentos básicos sejam acordados entre professor e alunos.
Mas a rotina não é só isso, entre outros aspectos, deve contemplar os diferentes eixos de ensino de cada componente curricular. Evidente que a nossa preocupação maior é com o ensino da Língua Portuguesa. É quase que uma obrigação para os professores do ciclo I, principalmente os dos 3ºs anos, entregarem os alunos alfabetizados.
Para alcançar essa meta, temos que estabelecer prioridades e organizar as nossas ações, tendo em vista os eixos de ensino dos componentes curriculares que iremos trabalhar. Precisamos sobretudo, ter em mente o que esperamos que os alunos aprendam? O que já sabem?
Isto posto, irei fazer um rápido comentário pontual - sobre as questões propostas no início dessa reflexão:
Algo que já fazia parte do meu Planejamento e de minha Rotina Semanal e que continuarei fazendo são as atividades com diferentes gêneros textuais pois acredito que o contato com diversos textos leva a criança a perceber que existe uma estrutura característica para cada tipo de texto dentro de um contexto e, dessa forma, estar sempre em situação de leitura e produção textual, mesmo que ainda não saiba ler e escrever alfabeticamente. Acredito que os gêneros não considerados frequentemente como sendo da esfera científica, por exemplo, podem fazer cirucular conhecimentos de diferentes áreas do saber. As reportagens impressas em jornais, por exemplo, veiculam muitos conceitos matemáticos.
Algo que é novidade são os Jogos destinados à alfabetização, que foram recebidos pelas escolas que aderiram ao PACTO. São bem interessantes para realizar atividades fonológicas sem fazer correspondência com a escrita; outros ajudam a sistematizar as correspondências entre letras ou grupos de letras e fonemas e, outros ainda, levam a refletir sobre os princípios do Sistema de escrita alfabética. Tais jogos nos incentivaram a buscar outros que tínhamos parado de jogar, como Jogo da Velha, Resta 1, Cilada, Torre de Babel, etc, jogos esses que agora fazem parte da nossa rotina de sala de aula.
Algo que considero importante e incorporarei ao meu Planejamento e Rotina é retomar o resultado das avaliações – sondagens, que acontecem a cada trimestre e, realmente, efetuar ajustes no Planejamento anual, de maneira que fique à cara da turma. E, já sabendo o que está dando certo ou não, pode-se efetuar alguns ajustes na própria rotina. De repente as tiras de HQs, como já aconteceu, fizeram um tremendo sucesso; então por que não investir nisso? Outros portadores textuais como Receita, Pesquisas na Internet, notícias, receitas, etc., têm sido bem recebidos e incentivado às produções textuais. Assim estou mais atenta aos fatos reais, ao que realmente está desvelando a realidade da turma, ao que está causando curiosidade e daí sim, fazer combinados e efetuar um trabalho diferenciado.
Quanto ao último item.... “a partir desta reflexão como posso repensar e refazer minha Rotina”, penso que a reorganização do trabalho em sala de aula é o primeiro passo para dar certo. Tenho que rever quase que semanalmente a frequência das atividades permanentes, até porque temos tido a oportunidade de ir ao Teatro, Zoológico, Cinema e, também, dentro da escola, realizar atividades que utilizam material com sucata, reciclagem, preparação de receitas enfim, atividades que posso denominar de extra-classe e daí que nos fazem reavaliar o nosso trabalho em sala de aula.
Um dos pontos principais que passei a incorporar na minha Rotina com maior frequência é a leitura realizada pelo aluno. Com a variedade do acervo recebido do Pacto, a criança pode manusear e ler diferentes livros, com ilustrações diversificadas e que chamam à atenção pela beleza da imagem.. Tudo isso é novidade na escola e precisa ser aproveitado e direcionado para um trabalho de leitura escrita. Na nossa UE vamos começar a oferecer em uma estante livros para leitura na hora do intervalo. Claro que ainda temos àqueles alunos, e muitos, que preferem ficar correndo no páteo, mas quantos irão se interessar em folhear um livro? Penso que também teremos disputas para escolha afinal, o aluno gosta de novidades....
APROFUNDANDO O ASSUNTO
Leitura da unidade 3 do material do PNAIC - para o 3º ano, no meu caso:A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização.
Tabela de saberes de língua portuguesa - 1º trimestre
Tabela de saberes de língua portuguesa - 1º trimestre