A leitura deleite foi : O Grúfalo - Julia Donaldson
Essa leitura foi trazida pela nossa colega de classe - Gilda e eu gostei tanto que já adquiri um exemplar para minha biblioteca particular. Aliás a Gilda nos presenteou com outra informação, a de que tem mais um livro dessa série que é o filho do Grúfalo. Noossaaa!!!!
Passado o momento deleite vamos agora voltar as nossas reflexões mais intensas (se é que posso chamá-las assim? (achei que caiu bem o eufemismo).
Qual a relação entre curriculo, concepções de alfabetização e o planejamento para o ensino da alfabetização?
A nossa prática tem mostrado que o Currículo é construido no todo-o-dia da sala de aula e, por isso, nem sempre reflete exatamente o que os documentos oficiais orientam. No entanto, não pode ser entendido como uma decisão de cada um de nós educadores. Alguns principios, objetivos e conteúdos devem orientar o Currículo concretamente realizado nas práticas escolares. São eles:
1- valorização da experiência extraescolar dos alunos;2- promoção de uma postura investigativa do aluno;
3- educação para cidadania;
4- apropriação e a produção de cultura;
5- articulação com o mundo do trabalho, isto para os jovens e adultos;
6- consideração das relações sociais entre os sujeitos que ensinam e os que aprendem
O Currículo, por sua vez, deve estar inserido dentro do Projeto Pedagógico da Escola. Em uma palavra: é o coração deste projeto. Assim, entendemos como Currículo algo muito maior do que uma lista de conteúdos e estratégias de ensino.(Diretrizes Curriculares, págs. 9-12)
O PP precisa conversar com o Plano Anual de ensino dos professores mas, para que converse com desenvoltura necessário se faz a existência de um eixo norteador, um tema geraldor e/ou um projeto tamático. O Planejamento nada mais é do que a antecipação da rotina, a antecipação do que faremos no todo o dia. E a rotina, por sua vez, é uma releitura do planejamento, uma vez que nos dá o retorno do que está acontecendo com a turma em termos de aplicabilidade do planejamento. É a rotina que nos diz que essa ou àquela atividade deram ou não certo. E, a partir desse planejamento, providenciamos os recursos que iremos utilizar e checamos a maneira como iremos trabalhar os ditos recursos para despertar o interesse da criança. Independente do planejamento antecipar a rotina, sabemos que é um constante replanejar desde que: sempre ouça a rotina!
TAREFAS PARA SALA/PARA CASA
Na nossa atividade final em grupos, reunidas em sala por ano de escolaridade, com base nas leituras realizadas das Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental de Campinas, nos quadros de referência, nos direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa contemplados na unidade 1, iniciamos a revisão do nosso Plano anual de ensino.
Fizemos a verificação dos conteúdos que ainda serão trabalhados até o final do ano, das estratégias de ensino que serão utilizadas: tipo de atividade/frequência semanal e recurso necessário. Fizemos alguns reajustes e reformulações, visando atender às necessidades atuais dos alunos que, nesse momento estão realizando as sondações avaliativas do 2º trimestre. Dessa sondagem iremos escrever os respectivos saberes do 2º trimestre. A nossa intenção é contemplar, cada vez mais, atividades com leitura, produção de textos, análise linguística e oralidade. Iremos acrescentar, na organização do nosso trabalho, as sequências didáticas - até então aconteciam muito de vez em quando; outros projetos didáticos serão colocados em prática, mesmo que não constem do nosso Plano inicial; as atividades permanentes serão revistas - algumas delas, como produção de textos serão realizadas com maior frequência e com diversidade de portadores textuais. Outras, como a leitura realizada pelo aluno que acontecia no máximo duas vezes por mês, passará a acontecer semanalmente, com dia marcado - uma atividade permanente. Assim sendo, iremos definir previamente quais serão os conteúdos e com que frequência serão trabalhados e, não menos importante, qual a forma didática escolhida para o trabalho.
Para finalizar a unidade II, uma síntese do tema Planejamento e Rotina na Alfabetização.Fizemos a verificação dos conteúdos que ainda serão trabalhados até o final do ano, das estratégias de ensino que serão utilizadas: tipo de atividade/frequência semanal e recurso necessário. Fizemos alguns reajustes e reformulações, visando atender às necessidades atuais dos alunos que, nesse momento estão realizando as sondações avaliativas do 2º trimestre. Dessa sondagem iremos escrever os respectivos saberes do 2º trimestre. A nossa intenção é contemplar, cada vez mais, atividades com leitura, produção de textos, análise linguística e oralidade. Iremos acrescentar, na organização do nosso trabalho, as sequências didáticas - até então aconteciam muito de vez em quando; outros projetos didáticos serão colocados em prática, mesmo que não constem do nosso Plano inicial; as atividades permanentes serão revistas - algumas delas, como produção de textos serão realizadas com maior frequência e com diversidade de portadores textuais. Outras, como a leitura realizada pelo aluno que acontecia no máximo duas vezes por mês, passará a acontecer semanalmente, com dia marcado - uma atividade permanente. Assim sendo, iremos definir previamente quais serão os conteúdos e com que frequência serão trabalhados e, não menos importante, qual a forma didática escolhida para o trabalho.
APROFUNDANDO O ASSUNTO
Tarefa de Reflexão e Síntese da Unidade 2
Leitura da unidade 3 do material do PNAIC