A leitura deleite foi : Pedroca e Maria - Helme Heine
O objetivo maior dessa aula foi efetuar algumas reflexões no sentido de nos posicionarmos sobre a organização do trabalho pedagógico na escola e a rotina semanal.
Vimos que o planejamento escolar está inserido dentro do Projeto Pedagógico da U.E. e inclui necessariamente o papel social da escola, sua metas e seus objetivos. Também já vimos anteriormente - para que o trabalho pedagógico alcance suas metas, é necessário que o planejamento ocorra sempre.
Uma vez realizadas as atividades previstas no planejamento inicial, os professores, de um modo geral, voltam-se para seu planejamento anual mais específico, tendo em vista a turma que irão trabalhar e os resultados da avaliação diagnóstica realizada com a referida turma.Conhecer o que os alunos já sabem e o que não sabem permite definir o ponto de partida do trabalho e o plano de ações que será posto em prática em determinado prazo (diário, semanal, mensal, anual, etc) para o controle e avaliação do processo educativo, podendo inclusive redefinir o planejamento inicial.
Evidente que não existe uma única forma de organizar o trabalho pedagógico. Temos visto que não há uma metodologia única, mas é importante destacar a interdisciplinaridade quando se quer abraçar grupos heterogêneos, em função de diferentes ritmos e interesses por exemplo.
Um trabalho interdisciplinar remete a uma metolodogia de trabalho com projetos.Embora uma metodologia com projetos não seja a metodologia oficial da nossa rede, no entanto é importante conhecermos melhor, para que possamos lançar mão de alguns recursos pedagógicos que essa metodologia oferece, como a pesquisa de um determinado tema. A pesquisa pode aguçar a curiosidade da criança, principalmente se for de um tema significativo.
Um projeto de trabalho tem a seu favor o fato de envolver vários professores ao mesmo tempo. Além do mais, na era digital essa pesquisa acontecerá via computador, fato que anima ainda mais a criança.
Outra maneira de organizar o trabalho em sala de aula são as atividades sequenciais - planejadas a fim de promover uma aprendizagem específica e garantir a continuidade e articulação dos conteúdos estudados, sem ter a obrigatoriedade da elaboração de um produto final palpável.
Além dessas atividades, não pode faltar na rotina semanal do professor as atividades permanentes - atividades realizadas regularmente objetivando contruir atitudes, desenvolver hábitos, etc.
É importante nesse momento ressaltar a prática de atividades coletivas - em duplas, trios ou mesmo da sala toda. Os alunos precisam aprender a trabalhar junto pois, dessa forma facilita a troca de saberes, o debate, etc. As atividades colaborativas permitem que os alunos avancem em seus aprendizados com maior desenvoltura e confiança.
Ainda cabe comentar das atividades lúdicas, tão necessárias no ambiente escolar. O "brincar" é constitutivo da infância e é uma forma de interação cultural e de interação com diferentes objetos do conhecimento, favorecendo a aprendizagem.
TAREFA PARA A SALA/CASA
Reunidas em grupo começamos a pensar sobre a Rotina.
Um colega comentou sobre como ficaria a rotina por conta do letramento digital. Outra comentou das dificuldades dos alunos até para utilizar a barra de rolar. Até isso temos que pensar: O que trabalhar na Informática?
Podemos trabalhar com eixos norteadores ou mesmo projetos temáticos. Isso vai depender do nosso PP da escola e daí sim efetuarmos o nosso plano de aula e a rotina semanal.
Alguns aspectos que discutimos :
- Trabalho coletivo: qualificação desse trabalho - elaborar e rever;
- Elementos consensuais presentes nas Diretrizes: concepção de ciclo. infância, ludicidade e letramento;
- Das escolas que trabalham com projeto - qual a relação entre o projeto e os componentes? Como podem fazer parte da rotina?
- Trabalho interdisciplinar entre todos os componentes, até mesmo Educação Física, Artes e Inglês
Apresento a rotina que passei a realizar na minha escola em função dos últimos aprendizados PNAIC:
QUADRO DE PLANEJAMENTO DA ROTINA SEMANAL
3º ANO
Semana de 24 à 28/6
2ª FEIRA
|
3ª FEIRA
|
4ª
FEIRA
|
5ª FEIRA
|
6ª FEIRA
|
|
13:00
13:50
|
EDUCAÇÃO
FÍSICA
|
INGLÊS
|
Roda
de conversa
Leitura pelo professor
|
Roda de
conversa
Leitura
pelo professor
|
Leitura
na Biblioteca
(Hora
do conto)
Retirada de livros
|
13:50
14:30
|
Atividade
de leitura e escrita (cruzadinhas, poemas com rimas terminações palavras)
|
Ler e escrever turma da Mônica, Cruzadinhas
|
Leitura
pelos alunos coleção Mico Maneco respeitando o nível de leitura de cada um
|
Reescrita
de história lida com frases e desenhos
|
Projeto
Didático: Regras de Convivência
|
14:30
14:50
|
R
E C R E I O
|
R E C R
E I O
|
R
E C R E I O
|
R
E C R E I O
|
R E C R E
I O
|
14:50
15:30
|
Roda de conversa
Leitura pelo professor
|
Roda de conversa
Leitura pelo professor
|
Produção
de textos escritos a partir de 1 tema ou sequência de imagens
|
ARTES
|
Combinação
com desenhos – iniciando na multiplicação
|
15:30
16:20
|
Atividade
com números adição e subtração sem reserva
|
Filme e/ou Jogos
*
|
Manuseio
livros PNAIC
Gibis
Livros
biblio sala com desenho
|
Completando
sequências numéricas
Figuras
geometricas
|
Trajetos
com noções de direção/sentido
|
16:20
17:10
|
Jogos
envolvendo construção dos números naturais ou operações
|
Filme e/ou Jogos
*
|
ARTES
|
EDUCAÇÃO
FISICA
Reforço
escolar
|
INFORMÁTICA
Jogos
de alfabetização entre outros
|
17:10
18:00
|
Jogos
com peças para construir do tipo Lego, Pequeno construtor
Brincadeiras
de casinha, escolinha...
|
Comentários e desenho sobre o filme
Leitura e/ou manuseio de gibis
|
EDUCAÇÃO
FISICA
|
Explorando
calculo mental
Construindo
tabelas
|
Brincadeiras
Lição
semanal para casa
Arquivo
atividades pastas
|
* Trocamos o filme por sondagem português
A rotina semanal deve conter:
- uma certa diversidade textual, de maneira que o aluno tenha contato com gêneros literários através de leitura para deleite, mas também conheça outros textos para efetuar pesquisas, trabalhar receitas, linguagem oral, bilhetes, cartas, etc.
- a escolha dos gêneros deve ser feita no coletivo dos professores, sempre revendo os gêneros destinados ao trabalho com a língua escrita para cada ano de escolaridade;
- atividades que contemplem os diferentes grupos de saberes;
- atividades permanentes, projetos didáticos, sequências didáticas, jogos, etc.,
- atividades lúdicas;
- atividades coletivas;
- atividades que estimulem o raciocínio lógico, não importando o componente curricular;
Ainda, com relação ao textos do PNAIC sobre Rotina na Alfabetização: integrando diferentes componentes Curriculares - 3º ano, cabe comentar que os direitos de aprendizagens são organizados em quatro eixos: leitura, produção de textos escritos, linguagem oral e análise linguística. Tais eixos condizem com a proposta das Diretrizes, só que um pouco mais detalhados, abraçando inclusive uma esfera sociodiscursiva, relacionada mais diretamente com aspectos de interlocução. A proposta das diretrizes é mais voltada para a prática, para a realidade das nossas escolas, para o tempo de estudo que nossos professores possuem....
APROFUNDANDO O ASSUNTO
Alguns modelos de sondagem que já foram por mim aplicadas, serão postados nas atividades de alfabetização desse blog e/ou nas próximas aulas. Todas merecem uma reflexão no sentido de averiguarmos em que medida estão realmente nos ajudando a efetuar uma revisão do planejamento de aula e elaboração da rotina semanal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário