PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

8ª AULA - DATA: 26/06/13


INICIANDO A CONVERSA

Leitura deleite - O caso do bolinho - Tatiana Belinky



Vamos continuar refletindo e postando algumas ideias sobre: O que é Planejar? Para que planejar? Por que é importante planejar o ensino da alfabetização?  

 Mafalda



E, ainda mais.... após assistirmos ao vídeo da Magda Soares ...

... Vamos refletir sobre as seguintes questões postadas a seguir ....

TAREFA PARA SALA
Quais os aspectos levantados no vídeo consideram mais importantes? Quais deles já estão presentes na sua prática pedagógica ao elaborarem o planejamento anual?
Compare tais aspectos com o que está proposto nas Diretrizes?
 Quais aspectos fazem parte de seu planejamento (olhe para o seu Plano Anual, o Planejamento da Aula e a Rotina Semanal).

Respostas...




O professor deve considerar o que o aluno já sabe. Ou melhor: planejar em função disso, daí que surge a eterna indagação: Mas como fazer para o aluno aprender dentro da heterogeneidade da sala de aula? 



Devemos partir de um planejamento inicial em função do que o aluno já sabe (avaliação diagnóstica) a partir daí sim elabora-se o planejamento de ensino (de preferência coletivamente aos pares). Este planejamento tem que estar inserido no Plano anual da escola.



Outro ponto que discutimos e concordamos é que o planejamento escolar é contínuo, um processo permanente de reflexão e tomada de decisões, passível de alterações à medida que a interação professor x aluno aumenta.


Nós professores, sem dúvida, precisamos ter, ainda, um olhar para as atividades já feitas e replanejar o que não deu certo.



Outro fato... o planejamento deve priorizar a interdisplinaridade, sem negar as especificidades de cada componente curricular e assim romper a fragmentação do conhecimento.

Isto posto, vamos entrar na heterogeneidade do trabalho pedagógico ...



É preciso realizar um trabalho que contemple a heterogeneidade da sala de aula, isto requer variedade de atividades e diferentes formas de agrupar os alunos, tendo em vista: diferentes interesses, diferentes ritmos de aprender...











 
  Organização e planejamento pedagogico  from tlfleite

APROFUNDANDO O ASSUNTO

Retomar leituras do PNAIC - sobre alfabetização e rotina -  cada professor lê seu ano de escolaridade . No meu caso é o 3º ano: Rotina na alfabetização: integrando diferentes componentes curriculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário