Leitura deleite - Maria vai com as outras - Sylvia Orthof
Iniciamos nossa aula discutindo sobre jornadas docentes, tendo em vista as últimas propostas da RMC que, dentre outros aspectos, clamam por uma educação de qualidade.
Evidente que desejamos muito uma educação de qualidade, mas que esta também possa valorizar a nossa profissão e claro, deve ser pautada num principio democrático para todos os seus sujeitos pois, docentes que se vejam obrigados a cumprir determinações sem opções de escolha, possivelmente atrelarão tais atitudes às suas práticas.
Comentamos inclusive das propostas absurdas que sugerem mais de 40 horas para o trabalho docente. O que sabemos é que essa discussão esbarra em outro ponto muito mais digamos "denso", que é a escola de tempo integral.
De todo jeito o que mais preocupa não é o tempo que iremos ficar na escola, mas sim o termpo que iremos disponibilizar para nosso estudo, para nossa formação, como esse que agora estamos realizando. Muitos textos para ler, tarefas para fazer, atividades para aplicar, portfólios para criar e postar, simpósios e seminários para participar, questionários para responder enfim, cadê o tempo que estava aqui? Será que posso responder... O GATO COMEU... (isso é apenas uma brincadeira, mas também um começo para pensarmos em como alguns professores não conseguem sustentar em suas práticas espaços e tempos de estudo e, ainda mais, como preparar materiais para aplicar em sala, adequados à sua turma, sem que fique restrito ao COPIE e COLE ?
Nossa orientadora de estudos, sabiamente, iniciou a atividade de leitura para nosso deleite, assim que percebeu que as discussões estavam se arrastando mais do que o previsto...
Comentamos inclusive das propostas absurdas que sugerem mais de 40 horas para o trabalho docente. O que sabemos é que essa discussão esbarra em outro ponto muito mais digamos "denso", que é a escola de tempo integral.
De todo jeito o que mais preocupa não é o tempo que iremos ficar na escola, mas sim o termpo que iremos disponibilizar para nosso estudo, para nossa formação, como esse que agora estamos realizando. Muitos textos para ler, tarefas para fazer, atividades para aplicar, portfólios para criar e postar, simpósios e seminários para participar, questionários para responder enfim, cadê o tempo que estava aqui? Será que posso responder... O GATO COMEU... (isso é apenas uma brincadeira, mas também um começo para pensarmos em como alguns professores não conseguem sustentar em suas práticas espaços e tempos de estudo e, ainda mais, como preparar materiais para aplicar em sala, adequados à sua turma, sem que fique restrito ao COPIE e COLE ?
Nossa orientadora de estudos, sabiamente, iniciou a atividade de leitura para nosso deleite, assim que percebeu que as discussões estavam se arrastando mais do que o previsto...
Retomamos as discussões a partir das Tarefas enviadas, devidamente postadas na 6ª aulam . Após conversarmos sobre as tarefas, a professora Vera traz as falas das professoras do vídeo sugerido para uma das tarefas, que se traduzem na seguintes questão:Quais são os contextos na rede de Campinas que se parecem com aqueles narrados nos vídeos com as crianças filhas da arquiteta e da professora?
Fizemos um debate em torno desta ideia - as "realidades" diferentes afetam de maneira diferente o aprendizado das crianças.
Juliana Arruda trouxe a experiência do GERES e o conceito de "valor agregado" para dizer do quanto as escolas localizadas em bairros com população de baixa renda apresentam grande crescimento se comparamos o que as crianças sabiam quando entraram na escola e depois de um processo de escolarização.
Juliana Arruda trouxe a experiência do GERES e o conceito de "valor agregado" para dizer do quanto as escolas localizadas em bairros com população de baixa renda apresentam grande crescimento se comparamos o que as crianças sabiam quando entraram na escola e depois de um processo de escolarização.
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TAREFA PARA SALA
Iniciamos a Unidade 2 do material do PNAIC com o tema Planejamento e Organização da Rotina Semanal na alfabetização.
Quando o assunto é planejar, muitas palavras surgem no nosso pensamento. Cada professora disse uma ou duas palavras sobre :
O que é planejar?
"organizar anotar preparar guiar projetar desafiar diálogo orientação repensar e preparar o futuro sistematizar ação metas, prever definir ações propor conseguir olhar para o todo"...
Para isso tudo Juliana chamou de Brainstorming (Tempestade de ideias).
"Mãos com esfera refletora"
Nessa obra observa-se que a mão real além de segurar a esfera, conecta-se à mão refletora, deixando entrever que traz uma certa segurança para o artista; uma vez que o mesmo encontra-se sentado, bem acomodado, tipo um observador. No entanto, também posso imaginar que o artista sente-se aprisionado e, junto com ele suas ideias estão paradas, não fluem. Por conseguinte o conhecimento também fica à mercê dessa situação um tanto quanto esdrúxula. Nosso dever é soltar o conhecimento, deixar que saia da imaginação e entre no mundo real - deixar que movimente-se, que flua entre as pessoas.
Oito Cabeças
Essa obra mostra várias cabeças em diferentes posições - algumas delas para baixo. Outras trocando olhares. Ora, isso deixa claro que as mentes são diferentes, aquilo que se sabe também é internalizado diferentemente em cada pessoa. O conhecimento está fluindo, mas ainda não existe um ponto de encontro...
Essa obra nos remete aos contrários, uma vez que o dia se antagoniza com a noite". É como se os pássaros estivessem ensaidando um grande bailado e, por conta disso se aproximam dos opostos. É justamente isso que devemos fazer em sala de aula - aproximar os opostos.
Escada acima e escada abaixo
Essa obra é um sobe e desce, mas parece uma disputa de poder. Lembra a ditadura, mas, também, pode nos sugerir disciplina , organização enfim, um cenário de uma UE, repleto de guardiões ... E esses guardiões quem seriam?
Laço de Moebius II
Essa obra causa um certo impacto aos nossos olhos, uma vez que apresenta um movimento de formigas andando sob uma tira em forma de oito. No entanto sabemos que as formigas são hiper organizadas e que seguem uma rígida hierarquia de trabalho dentro do seu mundo. Isso nos faz pensar o quanto de rigidez perpassa o nosso sistema educaciinal.
A obra traz três pontos de fuga, três realidades simultâneas, sendo que cada um destes três pontos tem três significações diferentes: as 16 figurinhas que aparecem na gravura podem ser divididas em três grupos, nos quais cada uma delas vive no seu próprio mundo.
Para cada grupo, o seu mundo é tudo o que aparece na representação; mas, se dão conta das coisas de forma diferente e lhes dão nomes diferentes. O que para um grupo é um teto, para o outro é uma parede; o que é uma porta, para outro é um buraco no chão. Mas uma vez a heterogeneidade se entrelaça em realidades diferentes. Isso remete ao nosso planejamento escolar, sempre em mutação ou pelo menos deveria estar, já que as realidades se alteram e bastante.
APROFUNDANDO O ASSUNTO
Leitura dos cadernos do PNAIC sobre Rotina na Alfabetização integrando diferentes componentes curriculares - um texto para cada ano de alfabetização.
Trazer Rotina semanal para o próximo encontro.
Reler a organização do trabalho pedagógico nas Diretrizes Curriculares, capítulo 15, sistematizando o que significa planejar - como e para quê?
Para cada grupo, o seu mundo é tudo o que aparece na representação; mas, se dão conta das coisas de forma diferente e lhes dão nomes diferentes. O que para um grupo é um teto, para o outro é uma parede; o que é uma porta, para outro é um buraco no chão. Mas uma vez a heterogeneidade se entrelaça em realidades diferentes. Isso remete ao nosso planejamento escolar, sempre em mutação ou pelo menos deveria estar, já que as realidades se alteram e bastante.
APROFUNDANDO O ASSUNTO
Leitura dos cadernos do PNAIC sobre Rotina na Alfabetização integrando diferentes componentes curriculares - um texto para cada ano de alfabetização.
Trazer Rotina semanal para o próximo encontro.
Reler a organização do trabalho pedagógico nas Diretrizes Curriculares, capítulo 15, sistematizando o que significa planejar - como e para quê?
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