PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

2ª AULA - DATA: 24/04/13

INICIANDO A CONVERSA

Partimos da leitura do texto das Diretrizes Curriculares  - capítulo 2 - pgs. 13-19 "Currículo, Escola, Ensino e Aprendizagem: Princípios, objetivos e conteúdos e, reunidas por ano de escolaridade, iniciamos uma reflexão sobre as concepções que marcam os modos de ensinar, bem como sinalizamos alguns princípios para orientar o currículo concretamente nas práticas escolares, retomados mais adiante.
Juntamente com a leitura desse texto, nos foi pedido que trouxéssemos um elemento da dinâmica escolar que representasse o currículo para cada uma de nós, dentre esses, a nossa turma citou desde Planos de ensino, atividades sobre o nome dos alunos, planejamento de aulas, documentos oficiais como PCN, caderno de registros da professora , etc.

Assistimos ainda uma palestra com a profª Kátia Smole: O que define um currículo de qualidade.
 
Tivemos acesso ainda a um resumo compilado pela nossa Orientadora, abordando o tema Currículo, apresentando algumas definições, começando pela definição que consta no dicionário Aurélio, até o que vem a ser currículo formal, real, oculto, etc. Leiam ...




Leituras realizadas, discussões devidamente registradas, isso tudo guiadas por uma questão maior que foi refletir sobre a relação entre currículo, cultura e direitos de aprendizagem, elaboramos em grupo uma síntese para aprofundamento do assunto, tendo como guia central o material do PNAIC de acordo com o respectivo ano de escolaridade que atuamos, a conferir:

  •  Ano 1- Currículo na Alfabetização: Concepções e Princípios

- Currículo no ciclo de alfabetização p. 06 - 15


  • Ano 2- Currículo no Ciclo de Alfabetização: Consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem

- Currículo no ciclo de alfabetização: ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças p. 06 - 12


  • Ano 3- Currículo inclusivo: O direito de ser alfabetizado


- Ponto de partida: currículo no ciclo de alfabetização p.06 – 12



     Essa síntese, está postada a seguir como Tarefa para sala, devidamente sistematizada pela nossa orientadora de estudos, num documento único - slides.

TAREFA PARA SALA

Cada grupo apresentou um breve relato, devidamente registrado pela orientadora, sínteses essas que retornaram para nós com esta série de Slides sobre o tema em questão.


TAREFA PARA CASA

Para a aula seguinte combinamos as seguintes  leituras do material do PNAIC sobre Concepções de Alfabetização e Letramento:
Ano 1: p. 16 a 23- Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização
Ano 2: p. 13 a 18- A complexidade da aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética: ampliação do tempo para a consolidação da leitura e da escrita pela criança.
Ano 3: p. 13 a 21-Alfabetização:o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamentalComo de costume cada professor fará a leitura  correspondente ao ano de escolaridade que atua.

APROFUNDANDO O ASSUNTO

COLL, Cesar. Psicologia e Currículo, São Paulo: Ática, 1996.
TYLER, Ralph. Princípios Básicos de Currículo e Ensino. Porto Alegre: Globo, 1974
SILVA, Tomaz Tadeu da. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto. Portugal: Porto Editora, 2000



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