PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

3ª AULA - DATA: 08/05/13

INICIANDO A CONVERSA

O tema da aula foi sobre concepções de Alfabetização e Letramento, mais apropriadamente sobre o que ensinamos no ciclo de Alfabetização.

 A aula teve início com a leitura deleite -  Galileu Leu - Lia Zatzrealizada pela nossa orientadora de estudos e, a partir dessa aula, as professoras (alunas), farão uma inscrição num cartaz ao lado da porta com o nome do livro que desejam ler e a respectiva data e daí é só seguir.



Realizamos uma atividade em grupo, tendo em vista a história do livro Galileu Leu e as leituras do material PNAIC sobre Concepções de Alfabetização e Letramento, sendo guiadas pelas seguintes questões:
- Qual a crítica sobre o processo e aos instrumentos de avaliação da aprendizagem são realizadas na história?
- Qual é a concepção de alfabetização e de currículo subjacentes à história de Galileu?
- Discuta sobre a forma como a professora avaliava a leitura de Galileu e sobre as mudanças em suas práticas de ensino da leitura.
 Após a discussão em grupo, fizemos algumas anotações e socializamos as respostas.
Ficou claro que a protagonista da história de Galileu Leu era uma professoral com atitudes autoritárias e, por conta disso, a sua prática era totalmente revistida de um ensino conservador, forçando a famosa silabação e a própria frase "Ivo vê a uva" nos faz lembrar as decorebas provenientes das cartilhas. Um ensino dessa natureza não dá espaço para a criatividade e, pelo contrário, ao sentir-se ameaçada, a criança acaba cometendo equívocos. Outro fato que o grupo percebeu é que a professora, a princípio, não levava em conta a realidade dessa criança e, o fato de algumas vezes ter trocado palavras acontecia porque lia o que a professora queria e não àquilo que sentia. Somente quando a professora percebeu e incentivou que contasse histórias da sua realidade, do seu cotidiano é que Galileu destravou.
 Assistimos uma parte do vídeo :
SALTO PARA O FUTURO: EDIÇÃO ESPECIAL COM SÉRIE DE DEBATES SOBRE ALFABETIZAÇÃO
Debate 1 - O ciclo de alfabetização em debate: Muito a ensinar e a aprender

PLANEJANDO ATIVIDADES PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

Em seguida, iniciamos uma reflexão em grupo embasadas pelas leituras dos textos PNAIC - Alfabetização e Letramento, pelas idéias geradas das discussões sobre o livro Galileu Leu, já comentadas no início desta aula, pelo conteúdo do vídeo - série debates sobre alfabetização e, ainda, pela releitura das Diretrizes |Curriculares, capítulos 1, 2 e 14. Fizemos algumas anotações norteadas por certos questionamentos e nos comprometemos a finalizar a dita reflexão na aula seguinte. 
 
TAREFA PARA CASA/ESCOLA


Pensando no tema da aula seguinte sobre Avaliação, a nossa orientadora pediu que fizéssemos a leitura das Diretrizes Curriculares, capítulo 5 - Avaliação (pgs. 35 a 40), tendo como questão norteadora: Que propostas de avaliação são abordados no texto, como você as define? Alguma delas não conhecia? Qual ou quais?
Nos foi pedido, também, para trazer algum material que represente o processo de avaliação que realizamos com nossos alunos e/ou algo que represente o processo de avaliação realizado na escola que lecionamos.
APROFUNDANDO O ASSUNTO

Juliana Arruda sugeriu ainda que fizéssemos a leitura do texto: “Leitura e produção de textos na alfabetização” .
* Fomos lembrados da necessidade de realizar a atividade "Resgaste de Memórias - Por que me tornei Professora?
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário