O objetivo principal desta aula é postar a Tarefa 4 - sintese da Unidade 4
TAREFA 5 - SINTESE UNIDADE
JOGOS PNAIC
Escolha um jogo da caixa do PNAIC, jogue com a sua turma e
registre as dificuldades e facilidades observadas; poderá incluir fotos
Os
jogos em sala de aula além de propiciarem uma ótima interação social entre as
crianças, permitem que se trabalhe com o
cumprimento de regras, o desenvolvimento da autonomia, do raciocínio lógico, da
afetividade; além de ser uma maneira lúdica de trabalhar a alfabetização.
Cabe ao professor organizar a situação e selecionar os
jogos que serão disponibilizados em função dos objetivos desejados. O professor
atua com um mediador, que dinamiza do grupo. Lançar mão da bagagem cultural desses
alunos e da disposição que eles têm para brincar com as palavras é uma
estratégia que não podemos perder de vista, se quisermos um ensino desafiador,
lúdico e construtivo. Assim, os jogos podem ser utilizados em um trabalho mais
dirigido por parte dos professores, em situações de aula, como costumo
utilizá-los, pelo uma ou duas vezes por semana. Ou ainda podem ser
disponiblizados para que as crianças possam usar para brincar no horário do
recreio ou em horários em que elas já tenham realizado as tarefas propostas pela
professora.
Através dos jogos ajudamos os alunos
não apenas a entender a lógica da nossa escrita e a consolidar o que eles já
têm aprendido, como também a aprender a lidar com regras e a participar em
atividades grupais. Enfim, conduzimos bons momentos para que os alunos aprendam
brincando ou, se quisermos pensar desse modo, brinquem aprendendo).
Todos esses jogos que vieram na
caixa do PNAIC são importantes à medida que auxiliam no processo de
alfabetização e conseguem, de alguma maneira, despertar o interesse di aluno.
Observamos que são divididos em três grupos:
- aqueles que inserem
atividades de análise fonológica sem fazer correspondência com a escrita;
- os que levam a
refletir sobre os princípios do sistema alfabético, ajudando os alunos a pensar
sobre as correspondências grafofônicas;
- os que ajudam a
sistematizar as correspondências grafofônicas.
Escolhemos a princípio 2 jogos, levando em conta o interesse
demonstrado pelos alunos, sem nos preocupar muito com a hipótese de escrita que
iríamos trabalhar; pelo menos num primeiro momento. Mas observamos que, aos
poucos, as crianças se encaixaram exatamente nos jogos que continham o
aprendizado de que estavam necessitando.
Pelas fotos
que iremos mostrar em seguida, observa-se que as crianças dividiram-se em razão
até da quantidade permitida por jogo. Para isso o professor, inicialmente,
orientou-os de como proceder e como iria funcionar este ou àquele jogo. Praticamente
as crianças experimentaram todos, mas há sempre os que mais se identificam.
A participação da estagiária da sala nesse momento foi
muito significativo, uma vez que ajudou
e bastante nos grupos que ainda não
possuem autonomia para leitura e escrita.
De todos os jogos o mais disputado foi o BINGO
DA LETRA INICIAL - um
tipo de bingo bem interessante para essa turma, uma vez que permite a
participação de um número elevado de crianças. As crianças mantiveram-se
atentas, mantendo uma boa organização, respeitando as regras combinadas enfim, realizaram
a atividade sem muito alvoroço.
No caso desse jogo, observamos que
tão logo ouviam a letra e um colega já se manifestava para completar a sua
cartela, imediatamente os outros emudeciam e já esperavam para ouvir a próxima
letra, evidentemente na expectativa de também conseguirem acertar.
A maior dificuldade encontrada é por
confundirem e trocarem letras com sonoridade semelhantes ex. F e V, C e Q e,
tambérm, não conhecerem algumas figuras, isso só nas primeiras vezes que
jogaram. Assim que se familiarizaram com as imagens já acertavam logo de
primeira. Mas tiveram facilidade de reconhecer visualmente as letras que eram
tiradas do saco e mostradas.
A
maioria dos alunos possui um raciocínio
muito rápido. Poucos não conseguiram encaixar qualquer letra no começo da
palavra.
As palavras com 4 letras foram as
mais fáceis de solucionar. Por exemplo troca-se a primeira letra da palavra
PATO por R e forma-se RATO. Porém quando aumentavam as letras e a palavra era
maior , a dificuldade aparecia nas trocas das letras com sons parecidos e no
conjunto de duas vogais. Ex. BALEIA. Também tiveram dificuldades com palavras
apenas de três letras como MEL, CÉU. Com palavras de quatro letras foram muito
bem. Conseguiram trocar corretamente as consoantes conforme já disse antes.
QUEM ESCREVE SOU EU foi significativo
constatar que as crianças que mais gostaram são as que ainda não escrevem com desenvoltura, mas ficaram bem
interessadas em escrever.
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