PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

18ª A AULA - DATA: 19/09/13

INICIANDO A CONVERSA

O objetivo principal desta aula é postar a Tarefa 4  - sintese da Unidade 4

                                                TAREFA 5 - SINTESE UNIDADE
                                                                JOGOS PNAIC

Escolha um jogo da caixa do PNAIC, jogue com a sua turma e registre as dificuldades e facilidades observadas; poderá incluir fotos


             Os jogos em sala de aula além de propiciarem uma ótima interação social entre as crianças,  permitem que se trabalhe com o cumprimento de regras, o desenvolvimento da autonomia, do raciocínio lógico, da afetividade; além de ser uma maneira lúdica de trabalhar a  alfabetização.
            Cabe ao professor organizar a situação e selecionar os jogos que serão disponibilizados em função dos objetivos desejados. O professor atua com um mediador, que dinamiza do grupo. Lançar mão da bagagem cultural desses alunos e da disposição que eles têm para brincar com as palavras é uma estratégia que não podemos perder de vista, se quisermos um ensino desafiador, lúdico e construtivo. Assim, os jogos podem ser utilizados em um trabalho mais dirigido por parte dos professores, em situações de aula, como costumo utilizá-los, pelo uma ou duas vezes por semana. Ou ainda podem ser disponiblizados para que as crianças possam usar para brincar no horário do recreio ou em horários em que elas já tenham realizado as tarefas propostas pela professora.
            Através dos jogos ajudamos os alunos não apenas a entender a lógica da nossa escrita e a consolidar o que eles já têm aprendido, como também a aprender a lidar com regras e a participar em atividades grupais. Enfim, conduzimos bons momentos para que os alunos aprendam brincando ou, se quisermos pensar desse modo, brinquem aprendendo).
            Todos esses jogos que vieram na caixa do PNAIC são importantes à medida que auxiliam no processo de alfabetização e conseguem, de alguma maneira, despertar o interesse di aluno. Observamos que são divididos em três grupos:
 
- aqueles que inserem atividades de análise fonológica sem fazer correspondência com a escrita;

-  os que levam a refletir sobre os princípios do sistema alfabético, ajudando os alunos a pensar sobre as  correspondências grafofônicas;

-   os que ajudam a sistematizar as correspondências grafofônicas.

            Escolhemos a princípio 2 jogos, levando em conta o interesse demonstrado pelos alunos, sem nos preocupar muito com a hipótese de escrita que iríamos trabalhar; pelo menos num primeiro momento. Mas observamos que, aos poucos, as crianças se encaixaram exatamente nos jogos que continham o aprendizado de que estavam necessitando.
            Pelas fotos que iremos mostrar em seguida, observa-se que as crianças dividiram-se em razão até da quantidade permitida por jogo. Para isso o professor, inicialmente, orientou-os de como proceder e como iria funcionar este ou àquele jogo. Praticamente as crianças experimentaram todos, mas há sempre os que mais se identificam.
            A participação da estagiária da sala nesse momento foi muito significativo, uma vez que  ajudou e bastante nos grupos que  ainda não possuem autonomia para leitura e escrita.
            De todos os jogos o mais disputado foi  o BINGO DA LETRA INICIAL - um tipo de bingo bem interessante para essa turma, uma vez que permite a participação de um número elevado de crianças. As crianças mantiveram-se atentas, mantendo uma boa organização, respeitando as regras combinadas enfim, realizaram a atividade sem muito alvoroço.
            No caso desse jogo, observamos que tão logo ouviam a letra e um colega já se manifestava para completar a sua cartela, imediatamente os outros emudeciam e já esperavam para ouvir a próxima letra, evidentemente na expectativa de também conseguirem acertar.
            A maior dificuldade encontrada é por confundirem e trocarem letras com sonoridade semelhantes ex. F e V, C e Q e, tambérm, não conhecerem algumas figuras, isso só nas primeiras vezes que jogaram. Assim que se familiarizaram com as imagens já acertavam logo de primeira. Mas tiveram facilidade de reconhecer visualmente as letras que eram tiradas do saco e mostradas.
A maioria dos alunos possui um  raciocínio muito rápido. Poucos não conseguiram encaixar qualquer letra no começo da palavra.
             Outro Jogo escolhido foi o TROCA LETRAS.  Trata-se de um jogo com um grau de dificuldade maior. Os alunos precisam ter um nível de conhecimento sobre o sistema alfabético mais elaborado em relação a outros tipos de atividades, uma vez que, além de comparar as palavras, precisam segmentar a palavra e focar a sua atenção dentro da sílaba e trocar a letra, ou uma sílaba e assim modificar a palavra por outra.
            As palavras com 4 letras foram as mais fáceis de solucionar. Por exemplo troca-se a primeira letra da palavra PATO por R e forma-se RATO. Porém quando aumentavam as letras e a palavra era maior , a dificuldade aparecia nas trocas das letras com sons parecidos e no conjunto de duas vogais. Ex. BALEIA. Também tiveram dificuldades com palavras apenas de três letras como MEL, CÉU. Com palavras de quatro letras foram muito bem. Conseguiram trocar corretamente as consoantes conforme já disse antes.
             Um outro jogo bem interessante e que eles gostaram bastante de jogar em duplas foi o CAÇA RIMAS, jogo que também exige algum conhecimento do sistema alfabético pois, só assim você pode tentar fazer rimas. Uma maneira interessante para ajudá-los no começo foi colocar a disposição um banco de palavras para buscassem as palavras. Mas aí foram muito rápidos. A única dificuldade é que não conhecem algumas figuras. Não conseguem identificar alguns desenhos por falta de conhecimento. Por exemplo: rede. Não sabem o que é. Cafeteira. E outros utensílios.
            QUEM ESCREVE SOU EU foi significativo constatar que as crianças que mais gostaram são as que ainda não  escrevem com desenvoltura, mas ficaram bem interessadas em escrever.




Nenhum comentário:

Postar um comentário