INCIANDO A CONVERSA
O objetivo principal desta aula é postar a Tarefa síntese da Unidade 3
TAREFA 4 SÍNTESE UNIDADE 3
ATIVIDADES APLICADAS NO 3º ANO A CONSIDERANDO AS HIPÓTESES DE
ESCRITA: SILÁBRICA COM VALOR E SILÁBICA-ALFABÉTICA
Escolha uma atividade, pode ser considerando cada hipótese ou pode ser apenas para uma hipótese, e aplique em sua turma, verifique as dificuldades e as facilidades e relate, poderá incluir as atividades feitas pelos alunos ou fotos. O objetivo principal desta aula é postar a Tarefa síntese da Unidade 3
TAREFA 4 SÍNTESE UNIDADE 3
ATIVIDADES APLICADAS NO 3º ANO A CONSIDERANDO AS HIPÓTESES DE
ESCRITA: SILÁBRICA COM VALOR E SILÁBICA-ALFABÉTICA
Foram escolhidas 4 atividades diferentes considerando as Hipóteses de escrita silábica com valor e silábica alfabética para serem aplicadas numa turma de 3º ano que, embora não tenha alunos pré-silábicos, os silábicos com valor e silábicos-alfabéticos
ainda lêem e escrevem com pouca autonomia
As atividades escolhidas referem-se ao universo da Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Azul – música e elementos que compõem a história. Independente do nível de escrita em que se encontram todos os alunos fizeram as 4 atividades.
As atividades foram entregues uma a uma, começando pela que tem que completar os quadradinhos com palavras da música da Chapeuzinho vermelho que estão escritas nos docinhos. A maioria das crianças fez rapidinho, mesmo os que possuem pouco domínio da leitura.
As atividades foram entregues uma a uma, começando pela que tem que completar os quadradinhos com palavras da música da Chapeuzinho vermelho que estão escritas nos docinhos. A maioria das crianças fez rapidinho, mesmo os que possuem pouco domínio da leitura.
Acredito que o fato da música ser bem conhecida ajuda bastante. Utilizam ainda os recursos próprios para descobrir uma palavra; geralmente reconhecem a primeira letra e já arriscam. Outro fato é que, quando fiz a leitura da atividade junto com eles, algumas crianças perceberam que as palavras nos docinhos já estavam na ordem certa de colocação que era a ordem dos versos da música, então era só transcrever.
A atividade seguinte foi para ligarem às imagens de alguns personagens e objetos da história à palavra correspondente. Só que essas palavras estavam com as letras embaralhadas, dificultando um pouco, mas bem pouco, a localização da mesma. Tinha ainda um banco de palavras na ordem certa e que, também, podia ser consultado, ou então apenas estar devidamente ligado à palavra idêntica devidamente desembaralhada. Poucos se detiveram nesse banco de palavras. Esta foi uma atividade bem fácil. Praticamente todos conseguiram ligar a imagem à palavra correta, mesmo embaralhada e, só depois, procuraram no banco de palavras a palavra na ordem correta e fizeram mais uma ligação.
A atividade de cruzadinha também teve muito boa acolhida. Conseguiram encaixar bem fácil as palavras, uma vez que costumam procurar a escrita mediante a figura. Por exemplo se o desenho sugere cama é cama que irão procurar e escrever. E o interessante que nem procuram a palavra no banco de palavras. Se a imagem que está ali é do caçador então já escrevem (aqueles que sabem é claro) caçador. Como sei? Escrevem caçador com s e não com ç. E isso acontece com várias palavras. Significa que não copiam. É nesse momento que precisamos introduzir atividades ortográficas para aprimorar a escrita, mesmo que ainda estejam em transição para a escrita alfabética.A atividade que encontraram maior dificuldade foi a de segmentação das palavras da música da Chapeuzinho azul. Poucos acertaram a segmentação correta.
A palavra desprotegida várias crianças segmentaram o des separadamente porque conhecem a palavra protegida e daí o des ficou de fora.
Ai de mim também foi difícil a segmentação. Para eles ai de é uma coisa só e o mim é separado. Outras crianças resolveram separar as sílabas por conta própria – esse foi o jeito que entenderam. Na verdade, as crianças que cometeram algum tipo de equívoco é mais por conta de não dominarem a leitura e escrita alfabética.
Achei essa atividade bem interessante para minha turma, uma vez que a maioria ainda escreve com letra bastão. Esse tipo de letra dificulta a separação das palavras, a letra maiúscula, parágrafo, etc. Mas justamente, nesse momento da alfabetização estão começando a segmentar o texto corretamente para trabalharmos a ortografia. Portanto essas atividades foram para lá de bem vindas.
Atividades realizadas por alguns alunos
Atividades realizadas por alguns alunos
TEMA: CHAPEUZINHOS VERMELHO E AZUL
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