PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

20ª AULA - DATA: 02/10/13

INICIANDO A CONVERSA

Iniciamos a aula com a apresentação dos portfólios das professoras Silvia, Juliana, Isnary e Marcia.
 Foram muitas novidades nas apresentações; desde músicas, poesias, tirinhas, reflexões relembrando momentos únicos passados nas escolas  e, até um áudio que a professora trouxe para que ouvíssemos a leitura de uma aluna de educação especial.

Foram momentos bem agradáveis que tivemos a oportunidade de apreciar o trabalho das colegas e, sobretudo, conhecer um pouco mais de cada uma.
 
O que é interessante comentar em relação aos portfólios é que, cada professora utiliza uma estratégia diferenciada para o registro das informações e posterior apresentação. Nem todas são adeptas do mundo digital. Algumas delas ainda preferem a estrutura do portfólio sendo feita em uma pasta com as informações pessoais manuscritas, mas certamente completas. Umas  Umas mais sucintas outras mais detalhistas enfim,  todas postam uma amostra do seu trabalho, um pouco da teoria PNAIC e sua utilização na sala de aula, apontando inclusive conquistas, duvidas, recomeços, etc.

TAREFA PARA SALA

Em seguida, fizemos a partilha das leituras que mais gostamos com as referidas sinópses dos livros escolhidos. Fomos lendo e comentando uma a uma....

Silvia - Orgulho e preconceito: Jane Austen;
Rosa - As fabulosas Fábulas de Iauaretê: Kaka Wera Jecupe;
Mariana - Quem soltou o pum- Blandina Franco e José Carlos Lollo;
Crissie - Medo de Quê? -Flávia Cortês;
Márcia - Pinote o fracote e Janjão, o fortão - Fernanda Lopes de Almeida;
Carla - A sábia Sabiá- Eugênio de Britto Jardim;
Renata - Menina Bonita do Laço de Fita - Ana Maria Machado;
Antônia - A nuvenzinha chorona  - Daniele Marques;
Terezinha - O homem que contava histórias

Rosane Pamplona e Sonia Magalhães;
Juliana - Contos de Fadas - Maria Tatar;
Mariane - O patinho grudento - Steve Smallman;
Marli - Os três lobinhos e o porco mau - Eugene Trivizas;
Cristiane - Quando eu voltar a ser criança - Janusz  Korczac;
Maffê - A rua é livre - Kurusa;
Gilda - O grufálo - Julia Donaldson;
Isnary - Quando a mamãe virou Monstro - Joanna Harrison;

Escolhi este livro, dentre muitos que eu costumo ler para as crianças. Um dos motivos que mais atrai a criançada são as ilustrações - fáceis de desenhar. As mensagens também são interessantes - sempre temos algo a ensinar e a aprender. Todas elas nos levam a refletir e até se colocar no lugar do personagem. Geralmente após a leitura costumo escrever o texto coletivo através de algumas frases que eles vão ditando. O desenho faço na lousa, mas também deixo o livro circulando...
 
 
                                              
O Homem que Contava Histórias
 
                                                                         Autor: Rosane Pamplona
                                                                                       Ilustrador: sonia magalhães

                                                                                           Editora: Brinque-Book

 O  Homem que Contava Histórias é um livro que reune  20 contos que resgatam a tradição oral  de diversas etnias, dentre as quais :judaica, indiana, chinesa, persa, japonesa, italiana, russa, grega e  brasileira.
Trata-se de um livro envolvente e os enredos são fáceis de entender e fazer a reescrita. O desenho também tem a mesma leveza dos textos.É uma belíssima opção para os pais que querem contar aos filhos.
As histórias foram escritas em uma linguagem que agrada o publico infantil e, em sua maioria, privilegiam a esperteza. A harmonia entre texto e ilustrações complementa o cenário dessas histórias .
Observa-se ainda que, grande parte das narrativas contam histórias de reis, rainhas, heróis e, de alguma maneira fazem alusão aos sentimentos e ações do homem , tendo em vista os valores de uma dada sociedade.

O livro começa com um relato explicando que existia um homem que, cansado de ver as pessoas de sua cidade sempre tensas, angustiadas e tristes, resolveu fazer algo por elas. Como sabia de cor lindas histórias, sentou-se num banquinho no meio da praça e pôs-se a contar e a contar...
E assim o contador de histórias passava seus dias...
A princípio, algumas pessoas paravam para ouvi-lo, curiosas. Mas só ficavam um pouquinho, pois tinham muita pressa, seu tempo era curto!
Mesmo assim, o homem não desistia: todos os dias, punha o seu banquinho na praça e contava as suas histórias repletas de fantasia.
O tempo passou..
Um dia o contador de histórias narrava, para uma plateia inexistente, uma maravilhosa fábula quando um garotinho, puxando-o pela manga, interrompeu-o:
- Ei, tio! Será que você não percebeu que não tem ninguém ouvindo? Por que você insiste em contar essas histórias?
Então, o sábio homem respondeu:
- Olhe, meu filho, antes eu contava histórias pensando em mudar o mundo; hoje, eu conto histórias para que o mundo não me mude...

APROFUNDANDO O TEMA

Ficamos de ler para o próximo encontro os relatos de experiências da Unidade 5 - Cada professora lê a do seu ano. No meu caso Ano 3 - p. 12 a 28.
Após leitura, a proposta é para destacarmos as estratégias usadas pelas professoras em seus projetos, os gêneros trabalhados enfim, as etapas do projeto realizado com a turma.
Além disso, é para começarmos a ter ideias e até separar materiais diversos para quando entrarmos na Unidade 6, realizarmos um trabalho com sequência didática e projeto didático.
 
É para começarmos a preencher a FICHA DE PERFIL DA TURMA - uma para cada trimestre.

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