PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

21ª AULA - DATA: 16/10/13

INICIANDO A CONVERSA

O nosso encontro continuou o assunto sobre gêneros textuais que havíamos começado. Retomamos a variedade de gêneros textuais utilizados em salas de alfabetização.
Nossa orientadora nos relembrou sobre os gêneros que são sugeridos nas Diretrizes para trabalharmos ao longo dos anos iniciais, de maneira que os alunos possam ampliar seus conhecimentos sobre a organização textual, recursos linguísticos,etc. É importante o aluno conhecer vários gêneros, até para saber as suas preferências de leitura e escrita.
Retomamos os últimos resultados da Provinha Brasil e, mais especificamente, o crescimento dos índices; fato que nos leva a crer que os alunos estão terminando o 2º ano com alguma autonomia de leitura.
Comentamos ainda sobre a avaliação para os 3ºs anos - ANA - Avaliação Nacional de Alfabetização que deve ocorrer ainda este ano.

Continuamos a  nossa rodada literária com a apresentação dos livros preferidos das professoras. E esses foram os últimos 3 livros escolhidos por nossas colegas de turma:



Alice - Vira virou : Ademar Lopes Junior


Marina - Ceci tem pipi ?: Thierry Lenain


Paula - A casa sonolenta : Audrey Wood.



Conversamos ainda a respeito do Seminário sobre o Curso que deverá ocorrer em breve. Mas ainda não temos detalhes de como irá funcionar.

Continuamos a apresentação dos portfólios e essa foi a minha vez de apresentar o  BLOG da Professora Te. O meu blog certo... Embora a apresentação tenha sido muito rápida, por conta do tempo, mas parece que as colegas curtiram!!!!

Voltamos a conversar sobre  Gêneros textuais...
E a dúvida que surge é sobre quais gêneros devemos trabalhar em cada ano da alfabetização. ??????????

                                               Vídeo sobre Gêneros textuais


E, em seguida, fizemos alguns comentários sobre esse vídeo tendo em vista as leituras que temos realizado sobre o assunto, já discutidas em aulas anteriores, surgindo alguns pontos chaves que foram apontados por nós, conforme o ano de escolaridade que estamos atuando, elencados a seguir:

Ano 1
Gêneros verbais - Pressuposto básico: “É impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto.” (Marcuschi)
Não-verbais - Os textos que não veiculam a linguagem verbal,escrita, tendo, portanto, foco na linguagem nãoverbal, tais como:histórias em quadrinhos só comimagens,charges, pinturas, esculturase  placas de trânsitocompõem tal agrupamento.
A importância de apresentar diferentes gêneros
A leitura e a produção de gêneros
Temática- não-verbais
Desafio: artificialização do gênero
Historicizar o gênero
Apropriação da escrita e da leitura

Ano 2
Tipos textuais - categorias teóricas: narração, exposição, argumentação, descrição, injunção (procedimentais).
Gêneros textuais – fenômenos sociais, culturais e históricos. São mutáveis, relativamente estáveis, tem características especificas dependendo do gênero.
Qualidade do texto e do tema.

Ano 3
Organização em espiral no trabalho com gêneros
Dicursividade
A escola tem que selecionar os gêneros
Diagnóstico da turma
Como escolher os gêneros (quadro com os onze grupos)

TAREFA PARA SALA/CASA
Ficamos de montar uma tarefa para ser enviada até 30/10 , em dupla ou individual, tarefa esta que consiste na escolha de um gênero textual (pode ser usual ou algum que não costumamos trabalhar) e, a partir disso prepararmos atividades para trabalhá-lo, pensando em contemplar os seguintes  eixos: oralidade, leitura, produção e análise linguística.
Fomos ainda lembradas da elaboração e envio da Ficha do Perfil da Turma - uma para cada trimestre.

APROFUNDANDO O ASSUNTO:

Para aprofundarmos o assunto optei pela postagem da síntese da Unidade 5, feita pela nossa orientadora, por ano de escolaridade.

                                 Síntese dos cadernos da Unidade 5 - Gêneros



E ainda para quem desejar aprofundar mais um pouco a sugestão é:
 

                             Leitura do capítulo 2 do livro Diversidade textual                                                                               os gêneros na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário