PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

24ª AULA - DATA: 06/11/13

INICIANDO A CONVERSA

A leitura deleite foi feita por mim que li um livro que conheci a pouco tempo, mas já está na minha lista dos preferidos:  VIVIANA, a Rainha do Pijama de  Steve Webb.



 Este é um livro que permite trabalharmos, ao mesmo tempo, diferentes disciplinas, portanto, apropriado para uma Sequência Didática, uma vez que traz informações sobre animais (ciências), sobre os continentes (Geografia e História), sobre o gênero carta e ainda tem uma ilustração maravilhosa. Pode-se explorar, também, um belo trabalho de Artes, com pinturas e até uma encenação teatral.
Mas, nesse momento , como já tinhamos outros projetos em andamento, apenas fizemos a leitura em sala e tiramos cópias de partes do texto para trabalhamos  junto ao texto original.


Em seguida foram apresentados os portfólios da Cris e da Antônia. Foram trabalhos feitos com muito capricho e competência. Gostaria de poder partilhar mais tempo desses trabalhos e poder fazer leituras junto com essas colegas....
Retomamos o Cronograma do curso com algumas datas e atividades já acertadas.
13/11 Entraremos na Unidade 6  - Sequência didática e projetos didáticos
14/11 Enviar resumo (comunicação e pôster)
03/12 Seminário
04/12 Portfólio (fechamento), Projeto didático e Sequência e Amigo Chocolate.

No final da aula discutimos alguns alguns aspectos do Seminário como por exemplo, o tipo de apresentação, duração, local, etc.

Recebemos xerox das algumas orientações gerais sobre as Normas para apresentação de trabalhos no "I SEMINÁRIO DO PACTO NACIONAL PARA A ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC - DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CAMPINAS"
e assim, como "reza" essas orientações, teremos que apresentar trabalhos no formato de pôsteres/cartazes, portfólios ou comunicações orais... As apresentações podem ser individuais, em duplas ou trios.


TAREFA PARA SALA/CASA

Eu e a Juliana Garcia combinamos de fazer juntas o pôster e daí que resolvemos comunicar a nossa experiência em sala de aula com os jogos de alfabetização do PNAIC. Como já trabalhamos juntas e apresentamos um trabalho sobre Contos de Fadas e deu muito certo, decidimos partilhar esse trabalho com jogos.
Iniciamos em seguida o debate do tema do próximo encontro, isso graças a minha costumeira curiosidade, que perguntei à nossa orientadora se era para escolhermos entre Projeto didático ou Sequência didática para a nossa próxima e penso que última tarefa, mas a resposta foi a seguinte:


Projeto didático e dentro dele a Sequência didática.
Essa tarefa também pode ser feita em trio ou dupla, mas como já tenho algo em mente e até já coloquei uma atividade em prática - iniciando uma sequência, optei por fazer sozinha.  Em meio a dúvidas sobre a diferença entre projeto e sequência a Juliana comentou que a diferença principal é que podemos focar em um gênero inicial para começar o projeto e dar continuidade com outros gêneros em forma de sequência. O Projeto didático terá que ter um índice:
1. Título, 2. Autora (s), 3. Tema, 4. Objetivo, 5. Turma, 6. Disciplinas e 7. Tempo de duração (com rotina definida). Grosso modo é isso que precisamos começar a fazer ...

APROFUNDANDO O ASSUNTO
Combinamos a leitura e discussão da Unidade 6 para o próximo encontro. Cada qual lê os textos do seu ano. Ano 1 - p. 06 a 37; Ano 2 - p. 06 a 29; Ano 3 - p. 06 a 27.
No decorrer da leitura é para destacarmos 5 pontos importantes: Conceito, o que precisa ser contemplado nessa condução didática, características, etapas e o que deve ser focado

Nenhum comentário:

Postar um comentário