A leitura deleite foi feita pela Antonia e o livro escolhido foi um livro da caixa do PNAIC - 2ºs anos da Marcia Leite intitulado: Feminina de Menina, Masculino de Menino...
Depois da leitura o assunto girou em torno de produção de textos e, retomando o assunto em função das atividades que enviamos, Juliana comentou que trabalhamos com gêneros mas o enfoque principal ainda recai sobre a análise linguística e somos menos enfáticos em outros aspectos como oralidade, produção de texto, etc.
Na escola devemos ensinar produção de textos ou redação? A redação é algo mais livre, mais espontâneo, do tipo... O que fizemos nas férias por exemplo.
Já uma produção implica num gênero específico e assim, além da escrita propriamente dita, temos que dar conta das especificidades do gênero que a atividade propõe.
Fizemos uma rápida análise de um texto bem escrito com coesão, coerência e pontuação.
Mas um fato é consenso: a criança precisa ter contato com diferentes tipos de textos e gêneros pois, só conhecendo é que´poderá seguir para uma produção mais específica.
Fora isso foi discutido alguns aspectos não tão bem esclarecidos sobre a aplicação do ANA que, pelo visto será feita por amostragem, uma vez que alguns fizeram matemática e outros português. Esses aspectos nunca ficam devidamente claros para o professor e penso que até para a escola. Uma avaliação de matemática, a meu ver, deveria ser lida pelo aplicador, uma vez que não está em jogo a leitura... De repente o aluno é ótimo em matemática, mas lê com dificuldade e daí que pode ler equivocadamente...
Juliana comentou que a SME - Campinas tem orientado a escrita dos problemas e críticas, o departamento de Avaliação institucional tentará resolver os problemas e encaminhará uma síntese das críticas e análises para o MEC e para a Secretária de Educação. Enviar textos das escolas sobre a ANA para sme.avaliacaoinstitucional@campinas.sp.gov.br
TAREFA PARA CASA
Conforme combinado ficamos de entregar uam tarefa contendo uma atividade que terá uma continuidade como sequência didática e depois fazer parte de um projeto didático.
Essa foi a atividade que enviei.Quanto ao projeto está em fase de desenvolvimento.
Retomamos ainda a leitura da Unidade 6 - cada uma ficou de ler do seu ano.
Todos os textos, com especificidades próprias de cada ano, abordam a respeito do trabalho com projetos didáticos e sequências didáticas. Vou postar aqui uma síntese feita pela nossa orientadora de estudos caso alguém se interesse mais detalhadamente pelo tema.
Síntese Unidade 6 - Projetos e Sequências Didáticas
por ano de escolaridade
TAREFA PARA CASA
Conforme combinado ficamos de entregar uam tarefa contendo uma atividade que terá uma continuidade como sequência didática e depois fazer parte de um projeto didático.
Essa foi a atividade que enviei.Quanto ao projeto está em fase de desenvolvimento.
Todos os textos, com especificidades próprias de cada ano, abordam a respeito do trabalho com projetos didáticos e sequências didáticas. Vou postar aqui uma síntese feita pela nossa orientadora de estudos caso alguém se interesse mais detalhadamente pelo tema.
Síntese Unidade 6 - Projetos e Sequências Didáticas
por ano de escolaridade
Nenhum comentário:
Postar um comentário