Inicialmente foi feita a leitura deleite "Felpo e Filva" e em seguida passamos a conversar sobre o Seminário do PNAIC, que deverá ocorrer no próximo dia 3/12 na UNIESP.
Fizemos as nossas escolhas quanto à sala que iríamos ficar no Seminário. Comentamos a respeito das comunicações, pôsteres, portfólios power point, blogs, etc.
O folder com a programação do Seminário é o seguinte:
TAREFA PARA CASA
Quanto ao poster que comentei que iria fazer junto com a minha amiga, também colega do PNAIC, Juliana Garcia, aqui está para partilhar com as demais colegas.
Esse poster é o resultado das nossas experiências com jogos de alfabetização na sala de aula.
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE JOGOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS NA FASE INICIAL DA ESCRITA
Fizemos as devidas revisões de acordo com critérios que conhecíamos, utilizados inclusive por nós quando escrevemos os saberes por níveis de aprendizagem e, em seguida, após discussões orais, fizemos o registro por grupo.
Outro ponto comentado é o fato de que, quando a criança produz o texto, nada é de fato original. Só que existe uma frase antiga que não me lembro o autor, que diz mais ou mesnos assim: "Quando você lê um determinado texto você está tomando posse dele, uma vez que nunca o devolverá igualmente ao que leu".
Outro ponto comentado é o fato de que, quando a criança produz o texto, nada é de fato original. Só que existe uma frase antiga que não me lembro o autor, que diz mais ou mesnos assim: "Quando você lê um determinado texto você está tomando posse dele, uma vez que nunca o devolverá igualmente ao que leu".
Outro ponto importante com relação ao texto é trabalhar em espiral, retomando algumas partes. A criança vai iniciar uma prática, depois aprofundar e por fim consolidar. É preciso saber qual é a finalidade da escrita. O que desejamos com este ou àquele texto
Sobre a atividade textual - revisão, que comentei algumas linhas atrás bem, a nossa orientadora já fez a sistematização da mesma e o resultado foi o seguinte:
Desafio docente nos dias atuais:
Ao selecionar conteúdos a serem ensinados é imprescindível uma vigilância para que seja evitado um distanciamento entre o objeto de ensino e o objeto social de referência, bem como pensar-se numa hierarquização, o que deve ser considerado prioritário ou enfatizado no âmbito do objeto de ensino (unidade 6, caderno 1, p. 8).
Faz-se necessário propiciar condições para que as crianças tornem-se leitoras e capazes de produzir textos (unidade 6, caderno 1, p. 9). E ainda mais:
Sobre a atividade textual - revisão, que comentei algumas linhas atrás bem, a nossa orientadora já fez a sistematização da mesma e o resultado foi o seguinte:
Atividade
sobre revisão textual
Após a leitura, comente que aspectos textuais devem ser priorizados ao fazer a
revisão coletiva com os alunos?Elenque critérios para revisão.
ai meu Pé ai aiai meu Pé cascão na Parava de grita ai meu pé a meu pé
daí o cebolhinha saio corendo Para Peganamaleta de socoros daí ele Pegou esta
vajachegado Para ajuda o coita do docas cão mas o cacao falou Para ele
meajudameajudaPofavomPofavomcebolhinhameajuda Pela mol de deus tabomcas cão eu
te ajudo daí o cas foi ajoda mas eu acho que ocas cão não gostou muito da idéia
não saPorque o ele não gostou muito daí deia Porque o sebolhinha fecho aboca do
cas cão e o se bolhinha fecho aboca de
lhe e saiu corendoinbora Para casa dele e decho o cas cão la.
Registros
dos Grupos
Grupos
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Aspectos e critérios ressaltados
|
CRISTINA – SILVIA
|
Revisão
ortográfica e aglutinação
Paragrafação
e letras maiúsculas e minúsculas.
Coerência
e coesão – repetição e tempos verbais
Metodologia
– trabalho coletivo
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ALICE, ISNARY E JULIANA
|
Estratégias:
1ª.
Revisão coletiva dos aspectos da normatividade da língua (ortografias
segmentação e uso de letras maiúsculas).
2ª.
Revisão: individual com legenda (organização dos parágrafos):
Legenda
òPonto Final
ÄParágrafo
ÙVírgula
O Exclamação
*Interrogação
3ª.
Revisão: coletiva – Adequação ao tipo de texto, aspectos coesivos,
finalidade, interlocutores.
|
MARIANE, MARINA E PAULA
|
Ortografia
com estruturação das palavras (segmentação e aglutinação)
Pontuação
e paragrafação
Repetição
de termos
METODOLOGIA
Em
duplas, circular os erros que os alunos perceberam na ortografia.
No
coletivo, o professor reescreve o texto na lousa com o foco na ortografia e
na estrutura das palavras.
Na
segunda revisão, também de forma coletiva fazer a pontuação e paragrafação.
|
TEREZINHA, MÁRCIA, ROSA
|
Reescrita
na lousa
Introduzir
alguns símbolos para correção (criação de uma legenda).
ÄParágrafo
. Ponto para final da frase (1 ideia
completa)
ùir para outra linha, mudar de linha.
, vírgula
(pequena pausa quando lê a frase)
/
segmentar a palavra nesse ponto, pois esta “grudado” ou aglutinado.
-
Corrigir a letra ou sílaba (erre de ortografia).
¯letra maiúscula inicial
Separar
em partes conforme a imagem de cada quadrinho
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GILDA E FABIANA
|
Momento
dividido em ¾ dias
Coerência,
Coesão
Repetição
de palavras
Paragrafação
Pontuação
(Travessão . ?)
Uso da
letra maiúscula
Segmentação
de palavras e aglutinação
Ortografia
ESTRATÉGIAS:
Mostraríamos
o texto original no data show.
E como
“mediadora” do trabalho, instigaríamos para que os alunos percebessem o que
precisa ser modificado (oralmente).
Depois
entregaríamos o texto para duplas
Escolheríamos
um texto revisado na dupla e projetaríamos com auxílio do Data show.
Coletivamente
faríamos as correções e a refacção do texto.
Os alunos
individualmente fariam o registro no caderno.
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RENATA E CRISSIE
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Ortografia
Aglutinação
Paragrafação
Uso de
maiúscula e minúscula
Coerência
textual
Pontuação
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REVISÃO
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PRIORIDADES
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CRITÉRIOS
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METODOLOGIA
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Ortografia
|
|
Ortografia
|
Trabalho Coletivo
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Aglutinação
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Paragrafação
|
Apresentação
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Paragrafação
|
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Coerência
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Atividade Oral
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Letra maiúscula/minúscula
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Coesão
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Duplas, reescrita
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Coerência
|
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Escolha de 1 para
Análise, reescrita, refacção)
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Coesão
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Coletiva
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Pontuação
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Registro no Caderno
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Segmentação
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Legenda com símbolos
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Repetição de palavras
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Legenda individual
(simples)
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Segmentar o texto
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Os alunos
identificarem o que precisa corrigir
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Sentido da frase
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Título
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Relação frase e imagem
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Introdução
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Ao selecionar conteúdos a serem ensinados é imprescindível uma vigilância para que seja evitado um distanciamento entre o objeto de ensino e o objeto social de referência, bem como pensar-se numa hierarquização, o que deve ser considerado prioritário ou enfatizado no âmbito do objeto de ensino (unidade 6, caderno 1, p. 8).
Faz-se necessário propiciar condições para que as crianças tornem-se leitoras e capazes de produzir textos (unidade 6, caderno 1, p. 9).
Que estratégias utilizamos para levar os alunos a produzirem textos?
Que critérios elencamos para corrigir os textos dos alunos? Enfim que metodologia utilizamos na correção dos textos?
A organização do trabalho pedagógico por meio de projetos e sequências didáticas favorece esse trabalho .
É uma das metodologias para organização do trabalho pedagógico.
Analisar e planejar projetos didáticos e sequências didáticas para turmas de alfabetização, assim promover atividades permanentes integrando diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita;
Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo MEC e planejar projetos e sequencias didáticas em que tais materiais sejam usados.
Para finalizar a parte teórica desse assunto - Projetos e Sequências Didáticas , iremos postar uma série de slides contendo;
Organização do trabalho com projetos e sequências didáticas
Características estruturais, Trabalho pedagógico e Diferenças
Vídeo ler para estudar aves em extinção
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