PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

26ª AULA - DATA: 27/11/13

INCIANDO A CONVERSA



Inicialmente foi feita a leitura deleite "Felpo e Filva" e em seguida passamos a conversar sobre o Seminário do PNAIC, que deverá ocorrer no próximo dia 3/12 na UNIESP.







Fizemos as nossas escolhas quanto à sala que iríamos ficar no Seminário. Comentamos a respeito das comunicações, pôsteres, portfólios power point, blogs, etc.

       O folder com a programação do Seminário é o seguinte:





TAREFA PARA CASA

Quanto ao poster que comentei que iria fazer junto com a minha amiga, também colega do PNAIC, Juliana Garcia, aqui está para partilhar com as demais colegas.
Esse poster é o resultado das nossas experiências com jogos de alfabetização na sala de aula.

A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE JOGOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS NA FASE INICIAL DA ESCRITA


Em seguida, a nossa orientadora passou um Vídeo sobre produção de textos na escola.
Fizemos as devidas revisões de acordo com critérios que conhecíamos, utilizados inclusive por nós quando escrevemos os saberes por níveis de aprendizagem e, em seguida, após discussões orais, fizemos o registro por grupo.
Outro ponto comentado é o fato de que, quando a criança produz o texto, nada é de fato original. Só que existe uma frase antiga que não me lembro o autor, que diz mais ou mesnos assim: "Quando você lê um determinado texto você está  tomando posse dele, uma vez que nunca o devolverá igualmente ao que leu".
Outro ponto importante com relação ao texto é trabalhar em espiral, retomando algumas partes. A criança vai iniciar uma prática, depois aprofundar e por fim consolidar. É preciso saber qual é a finalidade da escrita. O que desejamos com este ou àquele texto
Sobre a atividade textual - revisão, que comentei algumas linhas atrás bem, a nossa orientadora já fez a sistematização da mesma e o resultado foi o seguinte:


Atividade sobre revisão textual
 Após a leitura, comente que aspectos textuais devem ser priorizados ao fazer a revisão coletiva com os alunos?Elenque critérios para revisão.
ai meu Pé ai aiai meu Pé cascão na Parava de grita ai meu pé a meu pé daí o cebolhinha saio corendo Para Peganamaleta de socoros daí ele Pegou esta vajachegado Para ajuda o coita do docas cão mas o cacao falou Para ele meajudameajudaPofavomPofavomcebolhinhameajuda Pela mol de deus tabomcas cão eu te ajudo daí o cas foi ajoda mas eu acho que ocas cão não gostou muito da idéia não saPorque o ele não gostou muito daí deia Porque o sebolhinha fecho aboca do cas cão e o  se bolhinha fecho aboca de lhe e saiu corendoinbora Para casa dele e decho o cas cão la.

Registros dos Grupos

Grupos

Aspectos e critérios ressaltados

CRISTINA – SILVIA

 

Revisão ortográfica e aglutinação

Paragrafação e letras maiúsculas e minúsculas.

Coerência e coesão – repetição e tempos verbais

Metodologia – trabalho coletivo

ALICE, ISNARY E JULIANA

 

Estratégias:

1ª. Revisão coletiva dos aspectos da normatividade da língua (ortografias segmentação e uso de letras maiúsculas).

2ª. Revisão: individual com legenda (organização dos parágrafos):

         Legenda

         òPonto Final

         ÄParágrafo

         ÙVírgula

         O Exclamação

         *Interrogação

3ª. Revisão: coletiva – Adequação ao tipo de texto, aspectos coesivos, finalidade, interlocutores.

MARIANE, MARINA E PAULA

 

Ortografia com estruturação das palavras (segmentação e aglutinação)

Pontuação e paragrafação

Repetição de termos

METODOLOGIA

Em duplas, circular os erros que os alunos perceberam na ortografia.

No coletivo, o professor reescreve o texto na lousa com o foco na ortografia e na estrutura das palavras.

Na segunda revisão, também de forma coletiva fazer a pontuação e paragrafação.

TEREZINHA, MÁRCIA, ROSA

 

Reescrita na lousa

Introduzir alguns símbolos para correção (criação de uma legenda).

ÄParágrafo

. Ponto para final da frase (1 ideia completa)

ùir para outra linha, mudar de linha.

, vírgula (pequena pausa quando lê a frase)

/ segmentar a palavra nesse ponto, pois esta “grudado” ou aglutinado.

- Corrigir a letra ou sílaba (erre de ortografia).

¯letra maiúscula inicial

 

Separar em partes conforme a imagem de cada quadrinho

GILDA E FABIANA

 

Momento dividido em ¾ dias

Coerência, Coesão

Repetição de palavras

Paragrafação

Pontuação (Travessão . ?)

Uso da letra maiúscula

Segmentação de palavras e aglutinação

Ortografia

 

ESTRATÉGIAS:

Mostraríamos o texto original no data show.

E como “mediadora” do trabalho, instigaríamos para que os alunos percebessem o que precisa ser modificado (oralmente).

Depois entregaríamos o texto para duplas

Escolheríamos um texto revisado na dupla e projetaríamos com auxílio do Data show.

Coletivamente faríamos as correções e a refacção do texto.

Os alunos individualmente fariam o registro no caderno.

RENATA E CRISSIE

 

Ortografia

Aglutinação

Paragrafação

Uso de maiúscula e minúscula

Coerência textual

Pontuação
 
     
 
REVISÃO
  PRIORIDADES
 
CRITÉRIOS
METODOLOGIA
Ortografia
 
Ortografia
Trabalho Coletivo
Aglutinação
 
Paragrafação
Apresentação
Paragrafação
 
Coerência
Atividade Oral
Letra maiúscula/minúscula
 
Coesão
Duplas, reescrita
Coerência
 
Escolha de 1 para Análise, reescrita, refacção)
Coesão
 
Coletiva
Pontuação
 
Registro no Caderno
Segmentação
 
Legenda com símbolos
Repetição de palavras
 
Legenda individual (simples)
Segmentar o texto
 
Os alunos identificarem o que precisa corrigir
Sentido da frase
 
Título
Relação frase e imagem
 
Introdução
 
Circular erros
 
Desafio docente nos dias atuais:
 Ao selecionar conteúdos a serem ensinados é imprescindível uma vigilância para que seja evitado um distanciamento entre o objeto de ensino e o objeto social de referência, bem como pensar-se numa hierarquização, o que deve ser considerado prioritário ou enfatizado no âmbito do objeto de ensino (unidade 6, caderno 1, p. 8).
 Faz-se necessário propiciar condições para que as crianças tornem-se leitoras e capazes de produzir textos (unidade 6, caderno 1, p. 9).
E ainda mais:
Que estratégias utilizamos  para levar os alunos a produzirem textos?
Que critérios elencamos para corrigir os textos dos alunos? Enfim que metodologia utilizamos na correção dos textos?

APROFUNDANDO O ASSUNTO


A organização do trabalho pedagógico por meio de projetos e sequências didáticas favorece esse trabalho .
É uma das metodologias para organização do trabalho pedagógico.
Analisar e planejar projetos didáticos e sequências didáticas para turmas de alfabetização, assim promover atividades permanentes integrando diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita;
Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo MEC e planejar projetos e sequencias didáticas em que tais materiais sejam usados.
Para finalizar a parte teórica desse assunto - Projetos e Sequências Didáticas , iremos postar uma série de slides contendo;
 
Organização do trabalho com projetos e sequências didáticas
Características estruturais, Trabalho pedagógico e Diferenças
 

                                          Vídeo ler para estudar aves em extinção
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário