PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

30ª AULA - DATA: 06/12/13


                               Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa

Turma 5: 4ª feira- 8h às 11h20
Local: CEFORTEPE
Orientadora de Estudos: Juliana M. A. Vieira
 
Avaliação do Curso

Como você avalia: 

1-Leitura deleite
Muito boas, uma vez que nós professoras é que nos inscrevíamos com a leitura desejada. Evidente que a escolha recaia no que tínhamos de melhor, de mais deleite, não necessariamente com aplicação pedagógica. Umas foram bem significativas para mim.

 2-Planejamento e organização pedagógica

Penso que abordou os temas principais, trazendo inclusive as nossas Diretrizes para leitura e discussão. Tudo muito bem planejado e organizado conforme a proposta, só que muito corrido, poderia nos dar mais alguns meses e assim aproveitarmos melhor os últimos conteúdos.

3-Estudo dirigido de textos e exposição dialogada
Tivemos vários estudos dirigidos, inclusive com gráficos e tabelas. As exposições dialogadas aconteceram semanalmente, pois sempre tínhamos um tema para discutir. A nossa orientadora de estudos colocava alguma questão e, nós professoras íamos nos colocando, relatando experiências de nossas práticas em sala de aula.

4-Análise das atividades realizadas

A maior parte foram bem significativas, ao encontro daquilo que estávamos vivendo em sala de aula. Sempre intercalando  teoria à prática, Juliana- nossa orientasora de estudos, nos guiou com maestria por caminhos diferenciados através de atividades que puderam ser realizadas e partilhadas entre todas nós – alunas e professoras.

5-Aprofundamento dos conteúdos
Geralmente o tema estava lançado e algumas leituras foram exigidas, mas outras, para aprofundarmos o assunto eram sugeridas e ficavam à nossa disposição para complementação do que já havíamos lido. É claro que aí está em jogo o intersse pessoal . De um modo geral pudemos ter um envolvimento com praticamente, todos os conteúdos, pois sempre tinha uma novidade para aprendermos.

6- Sistematização e fechamento das discussões
Foram feitas sistenatizações para todos os temas estudados.  Geralmente, durante às discussões a nossa orientadora anotava os pontos levantados pelas professoras por ano que estavam trabalhando.e, para complementar o fechamento das discussões ela nos enviava junto com as sínteses das unidades o resultado das discussões sistematizadas.

7-Articulação entre teoria e prática
Aconteceu e muito. Para tudo que foi lido,  trazíamos a prática para ilustrar a nossa práxis enfim esse movimento de reflexão – ação – a teoria fundamentando a prática.

8- Organização da sala de aula
Adequada.

9- Organização do material multimídia

Adequado para as propostas.

10- Ao finalizar o curso, o que considera mais importante?
Ter aprimorado a minha prática juntamente com o estudo teórico de vários temas que considero pontuais para meu crescimento profissional.

11- As suas expectativas foram atingidas:
 a-   Satisfatoriamente X
 b-   Insatisfatoriamente
 c-   Parcialmente
 Justifique sua resposta.
 Penso que o curso atendeu satisfatoriamente aos objetivos propostos que também são do meu interesse.

 12- Ao concluir o curso descreva:

 UMA DÚVIDA:
Uma dúvida que tem me incomodado bastante no decorrer da minha prática com classes de alfabetização, diz respeito a Heterogeneidade de conhecimentos dentro de uma sala de aula. Essa preocupação se traduz na seguinte questão: O que fazer em uma turma que tem crianças com conhecimentos muitas vezes além do que se espera para àquele ano letico e outras que não parecem estar avançando no mesmo ritmo do restante da turma?
Ou seja:Como organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, adequar os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos, considerando a heterogeneidade dos aprendizes?
UMA CERTEZA:
Há vários fatores envolvidos no processo de alfabetização, mas alguns deles  merecem ser destacados. Primeiramente, é fundamental contar com professores alfabetizadores bem preparados, motivados e comprometidos com o desafio de orientar as crianças nesta etapa da trajetória escolar. Um outro fator não menos importante é a disponibilidade de materiais didáticos e pedagógicos apropriados e que estimulem a aprendizagem, tais como: livros didáticos, paradidáticos, obras de literatura, jogos variados, etc. Todavia, não basta dispor destes materiais, é fundamental que os professsores saibam manuseá-los e extrair dos conteúdos o máximo de possibilidades para dinamizar as aulas e alcançar os objetivos da alfabetização em cada ano. Por fim, mas não por último, destaca-se que o êxito no processo de alfabetização reside também na capacidade de acompanhar continuamente o progresso da aprendizagem das crianças, por meio de avaliações contínuas, que podem ser baseadas em observações e registros sistemáticos de cada criança, bem como por avaliações estruturadas, a exemplo da Provinha Brasil
UMA REFLEXÃO:
Em meio a certezas e dúvidas, sabemos que não existe um único método para alfabetizar e sim vários métodos e estratégias de alfabetização.Todavia é importante destacar qiue as novas demandas colocadas pelas práticas sociais de leitura e escrita têm criado novas formas de pensar e conceber o fenômeno da alfabetização. Portanto, os métodos e estratégias, que levam as crianças a somente apropriar-se do sistema de escrita como se fosse um código a ser memorizado, são insuficientes para suprir tais demandas. Em uma concepção de alfabetização focada na inserção das crianças nas práticas sociais, podem ser desenvolvidas metodologias que favoreçam a apropriação do sistema alfabético de escrita por meio de atividades lúdicas e reflexivas e a participação em situações de leitura e produção de textos, ampliando desta forma as referências culturais das crianças

13- Estas se modificaram ao longo do curso? Justifique.
Na verdade as dúvidas e certezas não se modificaram, mas eu diria que agora estão melhor delineadas.Agora tenho um respaldo teórico e posso elencá-las com mais propriedade.

14- Outras observações e criticas propositivas.
Penso que o curso, de um modo geral, contemplou tudo que se propôs, tanto em termos de conteúdo, materiais oferecidos para a escola e estratégias de ensino – incluindo atividades diferenciadas e trocas com nossos pares de ano de alfabetização.
O único senão diz respeito a quantidade de atividades que tivemos que fazer em casa e ainda o curto espaço de tempo para fazê-las. Além disso, as leituras semanais que nos foram cobradas, não se tratam de leituras deleite, ao contrário exigem muito da nossa atenção e concentração.. Essa rapidez acaba não sendo benéfica nem para o aluno e tampouco para o professor.

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