Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa
Turma 5:
4ª feira- 8h às 11h20
Local: CEFORTEPE
Orientadora de Estudos: Juliana M. A. Vieira
Local: CEFORTEPE
Orientadora de Estudos: Juliana M. A. Vieira
Avaliação do Curso
1-Leitura deleite
Muito
boas, uma vez que nós professoras é que nos inscrevíamos com a leitura
desejada. Evidente que a escolha recaia no que tínhamos de melhor, de mais
deleite, não necessariamente com aplicação pedagógica. Umas foram bem
significativas para mim.
Penso que
abordou os temas principais, trazendo inclusive as nossas Diretrizes para
leitura e discussão. Tudo muito bem planejado e organizado conforme a proposta,
só que muito corrido, poderia nos dar mais alguns meses e assim aproveitarmos
melhor os últimos conteúdos.
3-Estudo dirigido de textos e
exposição dialogada
Tivemos
vários estudos dirigidos, inclusive com gráficos e tabelas. As exposições
dialogadas aconteceram semanalmente, pois sempre tínhamos um tema para discutir.
A nossa orientadora de estudos colocava alguma questão e, nós professoras íamos
nos colocando, relatando experiências de nossas práticas em sala de aula.
4-Análise das atividades realizadas
A maior parte foram bem significativas, ao encontro
daquilo que estávamos vivendo em sala de aula. Sempre intercalando teoria
à prática, Juliana- nossa orientasora de estudos, nos guiou com maestria por
caminhos diferenciados através de atividades que puderam ser realizadas e
partilhadas entre todas nós – alunas e professoras.
5-Aprofundamento dos conteúdos
Geralmente
o tema estava lançado e algumas leituras foram exigidas, mas outras, para
aprofundarmos o assunto eram sugeridas e ficavam à nossa disposição para
complementação do que já havíamos lido. É claro que aí está em jogo o intersse
pessoal . De um modo geral pudemos ter um envolvimento com praticamente, todos
os conteúdos, pois sempre tinha uma novidade para aprendermos.
6- Sistematização e fechamento
das discussões
Foram
feitas sistenatizações para todos os temas estudados. Geralmente, durante
às discussões a nossa orientadora anotava os pontos levantados pelas
professoras por ano que estavam trabalhando.e, para complementar o fechamento
das discussões ela nos enviava junto com as sínteses das unidades o resultado
das discussões sistematizadas.
7-Articulação entre teoria e
prática
Aconteceu
e muito. Para tudo que foi lido, trazíamos a prática para ilustrar a
nossa práxis enfim esse movimento de reflexão – ação – a teoria fundamentando a
prática.
8- Organização da sala de aula
Adequada.
9- Organização do material
multimídia
Adequado para as propostas.
Adequado para as propostas.
10- Ao finalizar o curso, o que
considera mais importante?
Ter
aprimorado a minha prática juntamente com o estudo teórico de vários temas que considero
pontuais para meu crescimento profissional.
11- As suas expectativas foram
atingidas:
a- Satisfatoriamente Xb- Insatisfatoriamente
c- Parcialmente
Justifique sua resposta.
Penso que
o curso atendeu satisfatoriamente aos objetivos propostos que também são do meu
interesse.
UMA DÚVIDA:
Uma
dúvida que tem me incomodado bastante no decorrer da minha prática com classes
de alfabetização, diz respeito a Heterogeneidade de conhecimentos dentro de uma
sala de aula. Essa preocupação se traduz na seguinte questão: O que fazer em
uma turma que tem crianças com conhecimentos muitas vezes além do que se espera
para àquele ano letico e outras que não parecem estar avançando no mesmo ritmo
do restante da turma?
Ou
seja:Como organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, adequar os modos
de organização da turma aos objetivos pretendidos, considerando a
heterogeneidade dos aprendizes?
UMA
CERTEZA:
Há vários fatores envolvidos no processo de
alfabetização, mas alguns deles merecem ser destacados. Primeiramente, é
fundamental contar com professores alfabetizadores bem preparados, motivados e
comprometidos com o desafio de orientar as crianças nesta etapa da trajetória
escolar. Um outro fator não menos importante é a disponibilidade de materiais
didáticos e pedagógicos apropriados e que estimulem a aprendizagem, tais como:
livros didáticos, paradidáticos, obras de literatura, jogos variados, etc.
Todavia, não basta dispor destes materiais, é fundamental que os professsores
saibam manuseá-los e extrair dos conteúdos o máximo de possibilidades para
dinamizar as aulas e alcançar os objetivos da alfabetização em cada ano. Por
fim, mas não por último, destaca-se que o êxito no processo de alfabetização
reside também na capacidade de acompanhar continuamente o progresso da
aprendizagem das crianças, por meio de avaliações contínuas, que podem ser
baseadas em observações e registros sistemáticos de cada criança, bem como por
avaliações estruturadas, a exemplo da Provinha Brasil
UMA
REFLEXÃO:
Em meio a
certezas e dúvidas, sabemos que não existe um único método para alfabetizar e
sim vários métodos e estratégias de alfabetização.Todavia é importante destacar
qiue as novas demandas colocadas pelas práticas sociais de leitura e escrita
têm criado novas formas de pensar e conceber o fenômeno da alfabetização.
Portanto, os métodos e estratégias, que levam as crianças a somente
apropriar-se do sistema de escrita como se fosse um código a ser memorizado,
são insuficientes para suprir tais demandas. Em uma concepção de alfabetização
focada na inserção das crianças nas práticas sociais, podem ser desenvolvidas
metodologias que favoreçam a apropriação do sistema alfabético de escrita por
meio de atividades lúdicas e reflexivas e a participação em situações de
leitura e produção de textos, ampliando desta forma as referências culturais
das crianças
Na
verdade as dúvidas e certezas não se modificaram, mas eu diria que agora estão
melhor delineadas.Agora tenho um respaldo teórico e posso elencá-las com mais
propriedade.
14- Outras observações e criticas
propositivas.
Penso que
o curso, de um modo geral, contemplou tudo que se propôs, tanto em termos de
conteúdo, materiais oferecidos para a escola e estratégias de ensino –
incluindo atividades diferenciadas e trocas com nossos pares de ano de
alfabetização.
O único
senão diz respeito a quantidade de atividades que tivemos que fazer em casa e
ainda o curto espaço de tempo para fazê-las. Além disso, as leituras semanais
que nos foram cobradas, não se tratam de leituras deleite, ao contrário exigem
muito da nossa atenção e concentração.. Essa rapidez acaba não sendo benéfica
nem para o aluno e tampouco para o professor.
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