PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

29ª AULA - DATA: 05/12/13

INICIANDO A CONVERSA

No nosso último encontro Leitura deleite foi:

 
Tudo bem ser diferente, de  Todd Parr
Editora: Panda Books


A leitura desse livro foi oportuna e pontual em relação à heterogeneidade, assunto que continuamos discutindo. Além do que as ilustrações são belíssimas, permitindo inúmeras atividades com as crianças.




Voltando a nossa discussão a Juliana nossa colega de curso, levantou algumas questões que circulam na escola. Será que o trabalho diversificado exclui?  É possível trabalhar uma única atividade igual para todos e o tempo todo?
Fomos unânimes em responder que não. Como lidamos com diferenças entre as crianças, entre as famílias, então estamos assumindo a singularidade de cada escola...
Se nos voltarmos para os textos dos cardernos PNAIC, temos vários exemplos de trabalho com a diversidade e questões que temos debatido e muito sobre o tema.
A proposta de ensino organizado em ciclos se bem lembramos, tem como objetivo principal superar esse processo de exclusão. O que precisa é o respeito aos diferentes percursos de vida e estilos de aprendizagem como um compromisso que a escola precisa assumir e não continuar praticando mecanismos de exclusão.
Se o ciclo de alfabetização não tiver claramente disposto os direitos de aprendizagem em um currículo e os critérios avaliativos, a avaliação pode assumir uma dimensão informal, sem possibilitar o avanço das crianças e a intervenção docente, bem como pode promover a exclusão interna da criança que progride na escolaridade sem de fato efetuar aprendizagens.

Nós educadores precisamos nos reunir aos pares e propor atividades e formas de organização do nosso trabalho visando, sobretudo que, ao final do primeiro ciclo, sejam atendidos os que mais precisam, sem no entanto deixar que os colegas que já avançaram continuem progredindo e não estacionem à espera do colega.
Conforme postado na AULA 27 sobre a unidade 7, inúmeras atividades podem ser realizadas em grupos. Pode-se propor tarefas unificadas, mas trabalhando-se diferentemente em cada grupo, ou ainda propor atividades diversificadas, onde cada grupo cumprirá uma determinada tarefa.
Ressaltamos ainda a importância de a escola se organizar internamente por meio de atividades, projetos de apoio e metas constantes no Projeto Político Pedagógico, em consonância com os documentos norteadores, para atingir o que está posto como objetivo de ensino e direitos de aprendizagem para cada ano. Nesse contexto, o trabalho didático e pedagógico passa a ter uma finalidade clara para cada professora e para a gestão escolar.
Quanto ao I Seminário PNAIC, algumas "coisas" boas para postar... estivemos todas as todas as professoras reunidas para partilhar de práticas e reflexões sobre alfabetização e, mais especificamente sobre o ensino da língua escrita.
Conforme divulguei na Aula 26 deste blog, elaborei um poster juntamente  com a aluna cursista Juliana Garcia,sobre o trabalho com jogos de alfabetização que realizamos em sala de aula. Apesar de trabalharmos em escolas e anos diferentes de alfabetização, pudemos observar similaridades na nossa prática com relação ao trabalho com jogos, percebendo que esse tipo de atividade ajuda e muito a alfabetizar os que ainda possuem dificuldades e, no caso, avançar os que já possuem autonomia com a língua escrita.
Inclusive
 Fizemos escolhas de salas para ouvirmos as apresentações. Eu, a Juliana Garcia e mais algumas colegas optamos por uma sala em que tivemos o prazer de ouvir o Relato de um projeto sobre o Centenário de Vinícius de Morais e o trabalho com as poesias e músicas do livro Arca de Noé. Bem interessante. Com desenhos e atividades de alfabetização voltadas para as canções e poesias.
Tivemos o prazer de assisitir uma encenação de uma professora vestida de bruxa, mas para declamar uma poesia que falava de amor. Muito lindo.
No final fomos agraciadas com uma oficina de artes - Movimento do corpo. Daí nós fizemos algumas encenações, nos movimentando de acordo com os comandos da nossa instrutora - professora. Deu para relaxar bastante e apreciar um trabalho bem signficativo na nossa rede de ensino.
Aliás, fiquei muito bem impressionada com a qualidade dos trabalhos apresentados, tanto em comunicações orais, como por meio de pôsteres, portfólios, blogs enfim, muita coisa boa sendo produzida nas escolas. Muitas inspirações trouxeram para nós. Inclusive foi gratificante encontrarmos colegas de trabalho que estão em outras escolas mas, como nós continuam contribuindo para a nossa causa primeira: ALFABETIZAR AS NOSSAS CRIANÇAS, QUANTO MAIS CEDO E MELHOR PUDERMOS...
Fiquei sabendo por intermédio da nossa orientadora sobre o trabalho de uma professora que construiu um blog com as próprias crianças no primeiro ano e daí que foi postando diversas atividades. Uma iniciativa bem interessante que estou pensando seriamente em realizar em um futuro próximo. Gostei da ideia pois as atividades, fotos e comentários são postados em tempo real. Isso é muito bom para incentivar as crianças a participarem. O blog dessa professora é : primeiro-emefelza2013.blogspot.com
Tivemos duas palestras no período da tarde que, só não obtiveram mais ouvintes por conta do calor que inundou o espaço - deveras inadequado para a apresentação.
A professora Gláucia compartilhou seu trabalho como orientadora de estudos e que acompanhou a implantação de projetos literários com professoras de Ciclo II.  Depois duas C.Ps. da rede trouxeram reflexões sobre alfabetização e inclusão.
Chegamos ao final do curso e, também, chegamos ao final de mais um ano letivo. Muita correria, mas muitas partilhas, muitos combinados e promessas de continuarmos com nossos estudos no ano que vem.
TAREFA PARA CASA
Ficamos de realizar um projeto didático, tendo em vista uma atividade já postada anteriormente. No meu caso a atividade referia-se às histórias em quadrinhos e daí que meu projeto ficou intitulado: "50 anos da Turma da Mônica". Tão logo eu receba o retorno com as devidas atividades sequenciais, irei postar  no cantinho especial deste Blog chamado de: Atividades de Alfabetização.


FINALIZANDO ESTE CURSO, MUITAS PERGUNTAS ENVOLVEM A NOSSA MENTE. FORAM TANTAS REFLEXÕES E AGORA... ESPERAMOS MUITAS AÇÕES...., DE NÓS PROFESSORES, DA EQUIPE GESTORA, DA COMUNIDADE, DA FAMÍLIA ENFIM DE TODOS NÓS..

E NESSE PENSAMENTO ME OCORREU A MÚSICA ESTUDO ERRADO DO GABRIEL PENSADOR, SEMPRE CRÍTICO COM SUAS COLOCAÇÕES. VALE VER E OUVIR...

                                           Vídeo Gabriel Pensador: Estudo Errado 

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