PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

28ª AULA - DATA: 04/12/13

INICIANDO A CONVERSA

Pretendemos nesta aula tratar do tema da Unidade 8 – o último tema deste curso - Progressão Escolar e Avaliação; O Registro e a garantia da continuidade das aprendizagens no ciclo de alfabetização
Tomando como base a síntese do caderno 8 PNAIC, elaborada por nossa Orientadora de estudos, irei destacar aspectos que julgo relevantes.
Sobre o ciclo de alfabetização:
O ciclo de alfabetização propõe a ampliação do tempo de aprendizagem, considerando uma nova postura avaliativa por parte dos professores com critérios adequados a cada ano, enfatizando as aprendizagens, revisitando o processo de ensino-aprendizagem e atendendo a diferentes necessidades de aprendizagem.
Nesse processo, as crianças assumiriam um papel mais ativo no processo de ensino e de aprendizagem. Nessa perspectiva, o foco de atenção, no sistema de ciclos, mudaria do professor ou do ensino para a relação professor-aluno e para o modo como a aprendizagem ocorreria, possibilitando ao aprendiz a construção de conhecimentos para seu pleno desenvolvimento.
Nesse contexto, a avaliação formativa e o registro das aprendizagens das crianças na passagem de um ano letivo ao outro por meio dos pareceres pedagógicos, para registro da vida escolar das crianças, devem subsidiar a progressão escolar, indicando quais são as aprendizagens construídas pelas crianças e as ações que precisam ser desenvolvidas pelos professores para auxiliá-las no próximo ano. Além disso, esses encaminhamentos servem como sugestões para os docentes do 4º ano do ensino Fundamental quanto aos encaminhamentos gerais a serem dados, considerando os perfis finais das crianças no 3º ano do ciclo de alfabetização.
Salientamos, contudo, os riscos da avaliação quando esta assume apenas contornos de julgamento sobre o sujeito, suas capacidades e os processos de ensino e de aprendizagem, ao invés de centrar-se em parâmetros claramente delineados cujo objetivo seria possibilitar a reflexão sobre todos os processos e sujeitos envolvidos na ação de ensinar e de aprender.
Nesse sentido, entendemos que, se o ciclo de alfabetização não tiver claramente disposto os direitos de aprendizagem em um currículo e os critérios avaliativos, a avaliação pode assumir uma dimensão informal, sem possibilitar o avanço das crianças e a intervenção docente, bem como pode promover a exclusão interna da criança que progride na escolaridade sem de fato efetuar aprendizagens.
Concordamos com Freitas (2003), segundo o qual a lógica seletiva da escola seriada perpassa, ainda hoje, a organização do tempo e do espaço das escolas cicladas. A progressão na escola seriada foi concebida considerando apenas duas situações: aprovação e reprovação, tempo de um ano letivo. Se desconsideramos essa dimensão da reflexão, que põe em foco a estrutura histórica da escola seriada como ponto de partida em nossa análise, podemos passar a ideia ingênua de que apenas um decreto (nacional ou municipal) poderia modificar o funcionamento e a organização escolar em sua essência, sem haver mudanças estruturais na lógica relacionada ao que seria essa a efetivação do ciclo de alfabetização.
Portanto, para romper com a seriação, é preciso muito mais do que manipular um conjunto de variáveis; faz-se necessário conceber a forma escola seriada como uma maneira de organizar o trabalho pedagógico pautado nas práticas de submissão cuja “lógica de exclusão se completa com a lógica da submissão” (FREITAS, 2003, p. 37).
Ressaltamos, portanto, a importância de a escola se organizar internamente por meio de atividades, projetos de apoio e metas constantes no Projeto Político Pedagógico, em consonância com os documentos norteadores, para atingir o que está posto como objetivo de ensino e direitos de aprendizagem para cada ano. Nesse contexto, o trabalho didático e pedagógico passa a ter uma finalidade clara para cada professora e para a gestão escolar.
 
O registro das situações de ensino e de aprendizagemsignificados construídos com a análise da prática no ciclo de alfabetização.Nesse contexto, o registro das situações de ensino e de aprendizagem pelos docentes pode revelar as várias facetas do processo educativo, possibilitando o aprimoramento das ações do professor para a construção de conhecimentos pelas crianças. Ao registrar a prática, o professor pode vir a formular perguntas sobre ações desenvolvidas, encaminhamentos dados, conteúdos explorados, avaliações realizadas, materiais utilizados, organização pedagógica proposta; vindo a aprender mais e mais sobre o ato de ensinar e de aprender no ciclo de alfabetização. O registro da experiência docente torna-se uma atividade de extrema importância para o desenvolvimento de boas práticas de alfabetização. - O registro poder servir como estratégia de organização do processo de ensino e aprendizagem na alfabetização. - O registro também auxilia no monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem. Ao revisitar o registro,podemos nos perguntar: como estou fazendo determinada atividade? O que preciso mudar? Onde quero chegar? Estou no caminho certo? Ou seja, esse percurso reflexivo pode levar o professor a: ver o erro como possibilidade de mudança; valorizar a cooperação entre seus pares, buscando ajuda para suas limitações; desenvolver a capacidade de explicitar e ajustar a sua proposta à nova conjuntura da turma; adotar uma postura aberta ao diálogo, dentre outras.
O registro auxilia no processo de auto avaliação da prática docente,possibilitando rever nossas ações, decisões e encaminhamentos tendo como foco os processos de ensino e de aprendizagem. Nessa autoanálise, é comum nos questionarmos sobre: Que atividades foram feitas? Como realizei? Por que as escolhi? Qual condução era para ter sido feita e não foi durante a sua realização? Por que não foi feita? Como posso propor novamente a mesma atividades em cometer os mesmos equívocos? Qual é a forma mais proveitosa de fazer determinada atividade? 
Ao registrar as atividades cotidianas, o professor se envolve em seu próprio processo de aprendizagem e formação docente, construindo saberes, enfrentando os problemas reais do cotidiano das salas de alfabetização e viabilizando soluções
Irei postar em seguida a Síntese da Unidade 8, caso haja interesse em fazer uma consulta com maiores detalhes ou mais específicas de um determinado ano de alfabetização. Embora seja estranho se falar em ano de alfabetização, quando já abolimos totalmente a ideia seriada e entramos na era do ciclo...

Progressão escolar, avaliação e registro
 

TAREFA PARA CASA
Combinamos de terminar o Projeto didático e as sequências didáticas, ambos de mesmo tema, como tarefa final do curso.
E ainda iremos terminar a Avaliação do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário