PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

1ª AULA - DATA: 17/04/2013

INICIANDO A CONVERSA

Nessa 1ª aula sobre o PNAIC, em 17/04/13, a nossa orientadora de estudos, Professora Juliana Arruda, iniciou o encontro com uma dinâmica de Apresentação da turma.
 
Cada professora-aluna disse o seu nome e o nome da unidade de ensino que trabalha, bem como o ano de escolaridade que está lecionando neste ano de 2013.
Em seguida a orientadora lançou uma questão para reflexão e discussão:
O que sabemos sobre o PACTO?
- Para inglês ver
- Programa do Governo Federal para dizer que "esta fazendo o que pode" e que a
   responsabilidade é nossa.
O que é idade certa?
Pensando no histórico das escolas e das crianças, consideramos a singularidade de  tempos e
vivências é difícil colocar a Idade Certa para alfabetização.
Qual a nossa expectativa? Aprender algo a mais.... Fazer parte de um grupo de professoras alfabetizadoras. Participar de um curso a nível nacional?

Retomada do verbo esperançar...
A desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com os seus próprios olhos e se tornam capazes de projetar. Quando vão interpretando os verdadeiros anseios do povo. Na medida em que vão se integrando com o seu tempo e o seu espaço e em que, criticamente, se descobrem inacabados. Realmente não há por que se desesperar se se tem a consciência exata, crítica, dos problemas, das dificuldades e até dos perigos que se tem à frente. (...)  

E os esquemas e as "receitas antes simplesmente importadas, passam a ser substituídos por projetos, planos, resultantes de estudos sérios e profundos da realidade. E a sociedade passa assim, aos poucos, a se conhecer a si mesma. Renuncia à velha postura de objeto e vai assumindo a de sujeito. Por isso, a desesperança e o pessimismo anteriores, em torno de seu presente e de seu futuro, como também aquele otimismo ingênuo, se substituem por otimismo crítico. Por esperança, repita-se.
                    (Paulo Freire, Educação como Prática de Liberdade, 1967, p.53)

Após essas discussões reflexivas, demos início à  Dinâmica dos Bonecos que consistiu  em "decorar" um  "boneco" que recebemos, feito de EVA - cores a escolher, "sem roupa e sem qualquer atributo físico", apenas o modelo bruto para imprimirmos a nossa marca, através de uma caneta,  da maneira que nos fizesse sentido; podendo ser masculino ou feminino, careca ou cabeludo, aluno enfim, "dar vida àquele boneco". A partilha foi bem interessante pois a variedade foi grande. Desde alunos diferentes, filhos e filhas, colegas, irmãos e até super-heróis rondaram o nosso encontro. Foi muito legal!

Logo após, assistimos o vídeo “ O menino da Índia-Árvore”  





Em seguida, Juliana apresentou o  Pacto através de alguns slides que passou para nós. O Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa é  um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.

Objetivo imediato: É a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais urbanas brasileiras.

Caracteriza-se pela: - Integração de diversas ações e diversos materiais que contribuem para a alfabetização:
- Compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios;
- Orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.
 Quatro Eixos de Atuação do Programa
  1- Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
  2- Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias  educacionais;
  3- Avaliações sistemáticas;
  4- Gestão, controle social e mobilização. 


Oque é o PNAIC- organização do curso...  from tlfleite

Após a pausa para o café, mais questionamentos.....
O que significa estar alfabetizado?



A princípio, compreender o sistema alfabético de escrita e fazer uso de textos de circulação social. O tempo destinado à alfabetização é de 3 anos do Ciclo I. O que é ciclo?


Algumas escolas experimentam o trabalho compartilhado com crianças do mesmo ciclo, trocando professoras, agrupando-as de maneiras diferentes, periodicamente (a cada 15 dias) ou uma vez por semana.
  

TAREFA PARA CASA/ESCOLA




- Leitura dos textos da unidade 1 (cada professor lê do ano que leciona), textos esses que se referem ao tema da próxima aula currículo e alfabetização.


- Trazer o caderno impresso das Diretrizes Curriculares da Educação Básica Para o Ensino Fundamental-Anos Iniciais.


- Alguns combinados foram acertados também nessa 1ª aula, propostos pela nossa orientadora, como sendo necessários para o desenvolvimento do curso, dentre os quais:
   *  Elaboração do  Trabalho final –portfólio em diferentes suportes  
   *  Registro diário dos encontros pelo grupo
   *  Organização de apresentação das tarefas
   *  Café /lanche
   *  Horários
   *  Lista de e-mails/contatos
   *  Formas de organizar os contatos 
   *  Outros  - Uso de diferentes estratégias formativas nas aulas como por exemplo: Socialização de memórias, vídeos e debate; análise de situações de sala de aula filmadas ou registradas; análise de atividades de alunos; análise de relatos de rotinas, sequências didáticas, projetos didáticos e de planejamentos de aula; análise de recursos didáticos; exposição dialogada; elaboração de instrumentos de avaliação e discussão de seus resultados; valiação da formação.

APROFUNDANDO O ASSUNTO



Leitura: Direitos de Aprendizagem no ciclo de alfabetização - Língua Portuguesa-


Material do Pacto - Unidade nº 1 - Anos 1, 2 ou 3.

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