Nessa 1ª aula sobre o PNAIC, em 17/04/13, a nossa orientadora de estudos, Professora Juliana Arruda, iniciou o encontro com uma dinâmica de Apresentação da turma.
Cada professora-aluna disse o seu nome e o nome da unidade de ensino que trabalha, bem como o ano de escolaridade que está lecionando neste ano de 2013.
Em seguida a orientadora lançou uma questão para reflexão e discussão:
O que sabemos sobre o PACTO?
- Para inglês ver
- Programa do Governo Federal para dizer que "esta fazendo o que pode" e que a
responsabilidade é nossa.
O que é idade certa?
Pensando no histórico das escolas e das crianças, consideramos a singularidade de tempos e vivências é difícil colocar a Idade Certa para alfabetização.
Pensando no histórico das escolas e das crianças, consideramos a singularidade de tempos e vivências é difícil colocar a Idade Certa para alfabetização.
Qual a nossa expectativa? Aprender algo a mais.... Fazer parte de um grupo de professoras alfabetizadoras. Participar de um curso a nível nacional?
Retomada do verbo esperançar...
A desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com os seus próprios olhos e se tornam capazes de projetar. Quando vão interpretando os verdadeiros anseios do povo. Na medida em que vão se integrando com o seu tempo e o seu espaço e em que, criticamente, se descobrem inacabados. Realmente não há por que se desesperar se se tem a consciência exata, crítica, dos problemas, das dificuldades e até dos perigos que se tem à frente. (...)
E os esquemas e as "receitas antes simplesmente importadas, passam a ser substituídos por projetos, planos, resultantes de estudos sérios e profundos da realidade. E a sociedade passa assim, aos poucos, a se conhecer a si mesma. Renuncia à velha postura de objeto e vai assumindo a de sujeito. Por isso, a desesperança e o pessimismo anteriores, em torno de seu presente e de seu futuro, como também aquele otimismo ingênuo, se substituem por otimismo crítico. Por esperança, repita-se.
(Paulo Freire, Educação como Prática de Liberdade, 1967, p.53)
Após essas discussões reflexivas, demos início à Dinâmica dos Bonecos que consistiu em "decorar" um "boneco" que recebemos, feito de EVA - cores a escolher, "sem roupa e sem qualquer atributo físico", apenas o modelo bruto para imprimirmos a nossa marca, através de uma caneta, da maneira que nos fizesse sentido; podendo ser masculino ou feminino, careca ou cabeludo, aluno enfim, "dar vida àquele boneco". A partilha foi bem interessante pois a variedade foi grande. Desde alunos diferentes, filhos e filhas, colegas, irmãos e até super-heróis rondaram o nosso encontro. Foi muito legal!
Logo após, assistimos o vídeo “ O menino da Índia-Árvore”
Em seguida, Juliana apresentou o Pacto através de alguns slides que passou para nós. O Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.
Objetivo imediato: É a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais urbanas brasileiras.
Objetivo imediato: É a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais urbanas brasileiras.
Caracteriza-se pela: - Integração de diversas ações e diversos materiais que contribuem para a alfabetização:
- Compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios;
- Orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.
1- Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2- Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3- Avaliações sistemáticas;
4- Gestão, controle social e mobilização.
2- Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3- Avaliações sistemáticas;
4- Gestão, controle social e mobilização.
Oque é o PNAIC- organização do curso... from tlfleite
Após a pausa para o café, mais questionamentos.....
O que significa estar alfabetizado?
A princípio, compreender o sistema alfabético de escrita e fazer uso de textos de circulação social. O tempo destinado à alfabetização é de 3 anos do Ciclo I. O que é ciclo?
Algumas escolas experimentam o trabalho compartilhado com crianças do mesmo ciclo, trocando professoras, agrupando-as de maneiras diferentes, periodicamente (a cada 15 dias) ou uma vez por semana.
TAREFA PARA CASA/ESCOLA
- Leitura dos textos da unidade 1 (cada professor lê do ano que leciona), textos esses que se referem ao tema da próxima aula currículo e alfabetização.
- Trazer o caderno impresso das Diretrizes Curriculares da Educação Básica Para o Ensino Fundamental-Anos Iniciais.
- Alguns combinados foram acertados também nessa 1ª aula, propostos pela nossa orientadora, como sendo necessários para o desenvolvimento do curso, dentre os quais:
* Elaboração do Trabalho final –portfólio em diferentes suportes
* Registro diário dos encontros pelo grupo
* Organização de apresentação das tarefas
* Café /lanche
* Horários
* Lista de e-mails/contatos
* Formas de organizar os contatos
* Outros - Uso de diferentes estratégias formativas nas aulas como por exemplo: Socialização de memórias, vídeos e debate; análise de situações de sala de aula filmadas ou registradas; análise de atividades de alunos; análise de relatos de rotinas, sequências didáticas, projetos didáticos e de planejamentos de aula; análise de recursos didáticos; exposição dialogada; elaboração de instrumentos de avaliação e discussão de seus resultados; valiação da formação.
APROFUNDANDO O ASSUNTO
Leitura: Direitos de Aprendizagem no ciclo de alfabetização - Língua Portuguesa-
Material do Pacto - Unidade nº 1 - Anos 1, 2 ou 3.
Parabéns pela iniciativa e pela sinceridade na abordagem ao PNAIC.
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