Leitura deleite feita pela Juliana Arruda, nossa orientadora de estudos.
Mario Marinheiro. História com dobradura.http://lourdescriativa.blogspot.com.br/
Conforme combinado na aula anterior, nos dividimos em grupo por ano de escolaridade e escolhemos as atividades por níveis de escrita, dentre as várias que trouxemos para análise. Os níveis combinados foram esses:
- Pré-silábico e silábico sem valor
- Silábico com valor sonoro,
- Silábico alfabético e
- Alfabético
Das atividades que foram propostas identificamos as seguintes características:
Hipótese pré-silábica
- Identificação de letras iniciais (listas de palavras com mudança apenas na letra inicial. ex.: cama, dama, fama).
- Relação de imagens com som das letras iniciais.
- Trabalho com alfabeto.
- Contagem
- de "vezes que abre a boca" para falar a palavra.
- Escrita de palavras com referência em banco de palavras
- Escrita de palavras juntando sílabas misturadas
- Escrita de palavras com letras misturadas
- Identificar palavras ditadas no texto
- Ligar palavras, imagens e quantidade de letras
- Cruzadinhas com banco de palavras em que as crianças precisam focar na primeira letra para crianças que apresentem hipóteses de escrita silábica sem valor sonoro.
- Escrita de palavras a partir de letras misturadas, sem recurso de imagem
- Cruzadinhas com banco de palavras em que as crianças precisam focar no meio da palavra, mantendo inicial e final iguais.
- Trabalho com escrita de rimas, por meio de poesias
- Interpretação de textos
- Correções de textos com letras trocadas propositalmente
- Trabalho com escrita de rimas, por meio de poesias
- Escrita de textos.
- Leitura de textos, fazendo síntese coletiva de cada parágrafo do texto.
- Ordenação de texto fatiado
- Atividades variadas para consolidação de regularidades da língua ( ex. palavras terminadas em ão/am, l/u.)
A seguir fomos escolher jogos do PNAIC a fim de analisarmos em que nível de escrita se encaixam, dentre esses que selecionamos e, por ano de escolaridade, apresentarmos na aula seguinte.Usamos a caixa de jogos do PNAIC com o respectivo manual para uso.
http://www.ufpe.br/ceel/e-books/Manual_de_jogos_did%C3%A1ticos_revisado.pdf
TAREFA PARA CASA
Tarefas síntese Unidade 3
Escolha uma atividade, pode ser considerando cada hipótese de escrita ou pode ser apenas para uma ou duas hipóteses, e aplique em sua turma, verifique as dificuldades e as facilidades e relate, poderá incluir as atividades feitas pelos alunos ou fotos.
Foi sugerido pela nossa orientadora a leitura do capítulo sobre jogos desse livro - p. 111 a 131 - ed. 2005.
MORAIS, A. G. de (et al). Alfabetização apropriação do sistema de escrita alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). Texto p.111 a 131.
http://www.ufpe.br/ceel/e-books/Alfabetizacao_Guia_Didatico.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário