PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

16ª AULA - DATA; 11/09/13

INICIANDO A CONVERSA

Leitura deleite feita pela Juliana Arruda, nossa orientadora de estudos.

 Mario Marinheiro. História com dobradura.http://lourdescriativa.blogspot.com.br/


                                                        

Conforme combinado na aula anterior, nos dividimos em grupo por ano de escolaridade  e escolhemos as atividades por níveis de escrita, dentre as várias que trouxemos para análise. Os níveis combinados foram esses:
  • Pré-silábico e silábico sem valor
  • Silábico com valor sonoro,
  • Silábico alfabético e
  • Alfabético
 
    TAREFA PARA SALA

      Das atividades que foram propostas identificamos as seguintes características:

      Hipótese pré-silábica
      • Identificação de letras iniciais (listas de palavras com mudança apenas na letra inicial. ex.: cama, dama, fama).
      • Relação de imagens com som das letras iniciais.
      • Trabalho com alfabeto.
      • Contagem
      •  de "vezes que abre a boca" para falar a palavra.
      Hipótese silábica
      • Escrita de palavras com referência em banco de palavras
      • Escrita de palavras juntando sílabas misturadas
      • Escrita de palavras com letras misturadas
      • Identificar palavras ditadas no texto
      • Ligar palavras, imagens e quantidade de letras
      • Cruzadinhas com banco de palavras em que as crianças precisam focar na primeira letra para crianças que apresentem hipóteses de escrita silábica sem valor sonoro.

        Hipótese silábica- alfabética
        • Escrita de palavras a partir de letras misturadas, sem recurso de imagem
        • Cruzadinhas com banco de palavras em que as crianças precisam focar no meio da palavra, mantendo inicial e final iguais.
        • Trabalho com escrita de rimas, por meio de poesias

          Hipótese alfabética
          • Interpretação de textos
          • Correções de textos com letras trocadas propositalmente
          • Trabalho com escrita de rimas, por meio de poesias
          • Escrita de textos.
          • Leitura de textos, fazendo síntese coletiva de cada parágrafo do texto.
          • Ordenação de texto fatiado
          • Atividades variadas para consolidação de regularidades da língua ( ex. palavras terminadas em ão/am, l/u.)

           A seguir fomos escolher jogos do PNAIC a fim de analisarmos em que nível de escrita se encaixam, dentre esses que selecionamos e, por ano de escolaridade, apresentarmos na aula seguinte.Usamos a caixa de jogos do PNAIC com o respectivo manual para uso.
          http://www.ufpe.br/ceel/e-books/Manual_de_jogos_did%C3%A1ticos_revisado.pdf

          TAREFA PARA CASA

          Tarefas síntese  Unidade 3
          Escolha uma atividade, pode ser considerando cada hipótese de escrita ou pode ser apenas para uma ou duas hipóteses, e aplique em sua turma, verifique  as dificuldades e as facilidades e relate, poderá incluir as atividades feitas pelos alunos ou fotos.
           
          APROFUNDANDO O ASSUNTO

          Foi sugerido pela nossa orientadora a leitura do capítulo sobre jogos desse livro - p. 111 a 131 - ed. 2005.

           






           MORAIS, A. G. de (et al). Alfabetização apropriação do sistema de escrita alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). Texto p.111 a 131.

           http://www.ufpe.br/ceel/e-books/Alfabetizacao_Guia_Didatico.pdf

          Nenhum comentário:

          Postar um comentário